A nova versão da peça publicitária sobre os 150 da anos da Caixa com Machado de Assis negro

FONTEDo G1

A Caixa Econômica Federal informou nesta terça-feira (11) que começou a ser veiculada na segunda-feira (10) a nova versão da peça publicitária sobre os 150 anos da instituição. Desta vez, um ator negro interpreta o escritor Machado de Assis.

O novo vídeo, que pode ser visto no YouTube, foi feito para corrigir a representação de Machado que, na propaganda original suspensa em setembro, foi interpretado por um ator branco.

Além de receber críticas na internet, a peça foi alvo no dia 19 de setembro de uma queixa formal por parte da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir-PR), que disse em comunicado a “Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco e considerando o diálogo que vem mantendo com a sociedade ao longo da sua trajetória institucional”.

A campanha original com o ator branco interpretando Machado, cuja veiculação na TV foi suspensa em setembro após ser alvo de críticas e reclamações, também pode ser vista no YouTube.

A nova campanha ainda não está disponível na internet.

‘Providências para retificar o erro’

No dia 21 de setembro, quando a Caixa anunciou a decisão de suspender a veiculação da campanha publicitária na TV, o próprio presidente do banco, Jorge Hereda, pediu em comunicado desculpas à população e aos movimentos ligados às causas raciais.

“O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial”, disse o presidente da Caixa, Jorge Hereda, em nota divulgada pelo banco.

-+=
Sair da versão mobile