O boicote necessário dos negros à festa branca do Oscar.

A total ausência de atores e atrizes negros na lista de indicados ao Oscar pelo segundo ano consecutivo (2015/2016) está chamando para a briga importantes lideranças da comunidade negra estadunidense. O diretor Spike Lee e a atriz Jada Pinkett Smith anunciaram boicote à cerimônia em fevereiro.

Por Cidinha da Silva, no DCM

Lee exercitou o conhecido humor mordaz ao afirmar no Instagran: “É mais fácil um afro-americano ser presidente dos Estados Unidos do que presidente de um estúdio de Hollywood”. Em seu entendimento o problema da ausência de diversidade antecede as indicações. Está alojado na insuficiência de negros, latinos e outros não-brancos no elenco da TV aberta e das redes de TV a cabo. E são as áreas executivas dos estúdios as responsáveis pela escolha dos artistas.

Atitude corajosa do diretor e da atriz tem compromisso com o enfrentamento do racismo contemporâneo, vivíssimo, mesmo em países nos quais existe número significativo de negros bem sucedidos, como os EUA.

O posicionamento de Jada P. Smith, uma mulher negra jovem, politizada e espelho para adolescentes como seus filhos, Jaden e Willow Smith, é especialmente inspirador para as mulheres negras. Em 86 anos de premiação, nos quais foram entregues 172 Oscars, as atrizes negras só foram agraciadas seis vezes.

A premiação de cinco atrizes negras coadjuvantes começa em 1940 (11 anos depois de criado o prêmio) com Hattie McDaniel, uma criada que cuidava de Scarlett O’Hara em E o vento levou. Contam que ela não compareceu à entrega do prêmio, intimidada pelo crescimento da Ku Klux Klan no sul do país.

50 anos mais tarde, Whoopi Goldberg é premiada pela atuação em Ghost (1990). Sua personagem era trambiqueira e passava por louca quando conveniente.

12 anos depois, em 2002, portanto, Halle Berry recebe o primeiro Oscar de melhor atriz principal entregue a uma mulher negra pela atuação em A última ceia, como esposa de um presidiário negro condenado à morte.

Mais 8 anos se passam e voltamos à saga das negras coadjuvantes. Em 2010 Mo’Nique performa uma mulher jovem, obesa, dependente química, estuprada durante anos pelo pai, engravidada por ele, e, por fim, contaminada pelo HIV em Preciosa – uma história de esperança.

Em 2012, Otávia Spencer é premiada pelo papel de uma empregada doméstica no filme Histórias Cruzadas.

Em 2014, Lupita Nyong’o atua como escravizada em 12 Anos de escravidão e vence na categoria de melhor atriz coadjuvante.

As atrizes negras premiadas ao longo da história do Oscar, de 1929 a 2015, representam 3.5% do total de premiações. É interessante atentar também para os papeis representados por elas. Qualquer leitor menos atento poderá perceber que são papeis historicamente destinados a mulheres negras tais como, escravizadas, empregadas domésticas, trapaceiras, quarto de despejo do mundo.

A insurgência de Spike Lee e Jada Pinkett Smith chama a atenção para as manifestações racistas que transcendem o extermínio físico perpetrado pelo uso abusivo da força nas operações policiais; pela superlotação das prisões; pela pena de morte e pelos assassinatos praticados pelo Estado. Além disso, revitalizam a força dos boicotes, tão importantes nas conquistas dos negros estadunidenses.

Ao cabo, convocam todas as personalidades negras e pessoas brancas antirracistas a se solidarizarem e a se responsabilizarem pela alteração desse estado de coisas.

A presidenta da Academia, Cheryl Boone Isaacs, reagiu imediatamente ao boicote iniciado pelos dois artistas. Em discurso inflamado, com termos fortes, escolhidos a dedo, anunciou a necessidade de “medidas drásticas” a adotar na composição do júri. Para termos uma ideia da gravidade da situação, dados do Los Angelis Times apontam que 93% dos acadêmicos são brancos e 73% são homens com idade média de 63 anos.

A ideia de Isaacs, negra, como se sabe, é dar prosseguimento ao movimento de renovação iniciado na Academia nos anos 1960 e 1970, marcado pela escolha de membros mais jovens. A meta para 2016, segundo ela, ousa em relação à primeira. Pretende-se tornar a Academia mais diversa em todos os sentidos: gênero, faixa etária, raça, etnia e orientação sexual.

Deu ruim. A hegemonia branca encarregada de deixar os negros de fora na premiação de Hollywood será abalada. O grito de guerra de Jada funcionou: “É hora da gente de cor (grupos não brancos nos EUA) dar-se conta da quantidade de poder e influência que temos amealhado e de que não necessitamos pedir que nos convidem a parte alguma”.

Lá é assim nos casos de discriminação racial em que o consumo está envolvido. Pesou no bolso, estremeceu as bases econômicas, o racismo arrefece. Até o de Hollywood.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Editora abre chamada para escritoras negras de ficção científica

A editora Dame Blanche recebe, até o próximo dia 10 de...

Encontro discute empreendedorismo e mulher negra

A manhã desta quarta-feira, 01 de outubro, foi marcada...

Moradoras de favelas viram empreendedoras

"A gente achava que só pessoas com boas contas...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...
-+=