O problema não é o cacheado, é o crespo!

[…] o desgaste na relação desenvolvida consigo mesmo é tremendamente afetado pela pressão social negativa, tanto pela ausência de sua autoimagem como reforço positivo quanto insatisfação alimentada pela crença que assimilam das estratégias de grupos dominantes, de inferioridade e subalternidades “naturais” (Joice Berth) 

Meus cachos nunca foram uma questão para mim e para os outros.  O problema era a textura do meu cabelo, crespo. Na minha família, os cachos sempre foram valorizados, o crespo nem tanto. Era preciso “domar” o meu cabelo volumoso, seco e esponjado. Fora do contexto familiar, escutava: “cabelo de espiga de milho”; “cabelo de cutia”; “nossa, que moita!”; “prende esse cabelo”; “até que o seu cabelo não é ruim, mas… tem que dar um jeito.” O “jeito” dado pela minha mãe, que também concordava com os outros, mesmo inconscientemente, foi a química. “Afinal, não vou permitir que a minha filha passe pelo que já passei”, pensava minha mãe, usuária de henê (produto químico que alisa, colore, “hidrata” e a torna aceitável). 

Por volta dos seis anos de idade, iniciei a minha saga com o famoso permanente (produto químico que retira o volume dos cabelos e faz o cabelo cachear com o uso de bigudinhos): amenizava o volume, valorizava os cachos e tornava o meu cabelo “ok” para viver em sociedade. Doía para desembaraçar; o cheiro era muito enjoativo e, às vezes, provocava feridas na cabeça. Com isso, o crespo era disfarçado e os cachos – aspecto tolerável do meu cabelo – ressaltados.

Depois de um tempo, passei ao relaxante (produto químico que ameniza o volume dos cabelos, faz “abrir” os cachos e não utiliza o bigudinhos). Meu cabelo era “bonzinho”, não precisava de permanente. Ele precisava apenas ter o volume “controlado”. O relaxante era aplicado apenas na raiz do meu cabelo. A raiz era o problema, na verdade: “tá na hora de abaixar a raiz desse cabelo. Ele tá ficando cheio de novo.” O produto tinha um cheiro nauseante e doía demais para desembaraçar o meu cabelo. Se eu reclamasse era pior: “mulher, para ficar bonita, tem que sofrer”. Escutei essa máxima por anos da minha vida (na realidade, escuto até hoje). Quando eu pedia para tirar o produto, porque ardia, eu tinha que esperar mais um pouco para fazer efeito. E por vinte anos, aproximadamente, utilizei químicas no meu cabelo, mesmo quando a decisão sobre o que fazer com ele já podia ser tomada por mim. Afinal, o meu cabelo não era bom o suficiente para ser livre da escravidão química. Eu aprendi a rejeitar o meu cabelo. 

Por volta dos vinte e seis anos, assumi meu cabelo natural, que eu não conhecia. Foram tantos anos usando química e acreditando na palavra dos outros, que quando fui confrontada com a possibilidade de conhecê-lo na sua forma natural, simplesmente neguei e fugi (de mim mesma) por bastante tempo. “Como ficar sem cuidar da raiz? Meu cabelo precisa de química!”, eu pensava assim. Entretanto, com o incentivo de algumas colegas de trabalho, que já haviam passado pela transição, e com o cansaço da escravidão voluntária ao uso da química, me permiti ao processo. 

Meu cabelo cresceu e convivi com duas texturas por quase um ano: uma natural e a outra com química. Decidi, depois de alguns meses, realizar o grande corte. E, finalmente, conheci mais de mim do que antes. Meu cabelo é fofo, seco, volumoso e os meus cachos se formam na raiz. Ele é crespo. Fiquei alguns minutos olhando para o meu cabelo natural: sem cremes, químicas e óleos. Curti, gostei do que vi e assumi para mim e aos outros minhas raízes verdadeiras, minha negritude. Pensei, que ao passar pelo processo de transição capilar, eu tivesse resolvido o “drama” das discussões externas e internas em torno do meu cabelo. Eu havia entendido que o meu crespo é bom e bonito; parei de realizar os processos químicos altamente dolorosos e enjoativos. Finalmente, me sentia livre e feliz com a minha autoimagem. Ledo engano!

Sai do salão e fui viver a vida. O primeiro grupo que me viu como sou – crespa – me rejeitou. Não entendi o porquê da rejeição, mas entendi que fui desprezada e pela mudança avistada. Ninguém me cumprimentou ou falou sobre o meu cabelo. Olhares foram desviados. As pessoas sentiram-se incomodadas com a minha nova aparência. Outras riam de nervoso. O que tanto incomodou aquelas pessoas? São três explicações que encontro: primeira, uma mulher crespa com os cabelos curtos, pode? Perdi minha feminilidade para algumas dessas pessoas. Ouvi alguns comentários e percebi olhares que questionaram a minha orientação sexual. Segunda hipótese: evidenciar e aceitar a negritude que há em mim e que por vezes passa despercebida pela minha pele clara me torna menos aceitável e passível de críticas. A beleza aceita é uma só, qualquer aspecto estético que fuja do padrão não é aceito, tolerado, tampouco respeitado. A química que eu usava no meu crespo nos tornavam – meu cabelo e eu – mais toleráveis. Os cachos ressaltados pela química disfarçavam a textura rejeitada socialmente. A terceira hipótese apresenta-se com a seguinte pergunta: como se relacionar com quem aceita o rejeitável? Isso causa estranhamento e a primeira reação é de repulsa. Para aquelas pessoas, minha presença tornou-se incômoda, porque aceitei e demonstrei amar o que é rejeitado pela maioria. 

Meu cabelo floresceu. Hoje, ele está do jeito que por anos foi impedido de ser: crespo, muito volumoso, seco e com cachos. Todas essas características dão o charme que é próprio dele e sua singularidade em meio a tantos outros tipos de cabelo. O olhar sobre o meu cabelo crespo, atualmente, é de admiração e uma espécie de “gostaria, mas não consigo” aceitar meu cabelo natural ou de aprová-lo, se é que é preciso alguma espécie de aprovação para ser o que sou/somos, crespa(s) e cacheada(s). Afinal, estamos falando de uma beleza natural negada, não é? Tudo bem. É processo! Muitas das vezes doloroso e estranho. 

A minha “nova” estética pode e deve ser fonte de incômodo e inspiração para muita gente, seja aos que desejam dar mais um passo em direção ao autoconhecimento, seja àqueles que se questionam sobre os seus desconfortos diante do diverso. E é preciso afirmar: a transição capilar não é moda, tampouco somente uma questão de autoamor. A transição é uma revolução política interna e externa. Afirmar e valorizar o que sempre foi negado desde sempre é o sentido da transformação e do resgate às raízes. 

Olhar-se no espelho e se achar bela/bonita não implica necessariamente em uma aceitação pautada pelo autoamor. Se não percebemos que devemos entender a beleza e amá-la porque houve movimentações políticas que induziram o pensamento contrário a isso, não avançaremos no processo de empoderamento (BERTH, 2019, p. 138).

Em suma, não é o fim da linha quando deliberamos – depois de um longo processo (doloroso) – assumir nosso crespo. É só o começo de muita (re)existência e perseverança, pois as críticas serão “eternas” e a aceitação, parcial. O mundo ainda continua cultuando a beleza branca e desvalorizando a negra, por isso os cachos não são um problema. A questão é o crespo. O problema é a evidenciação da negritude. A violência que se apresenta é minuciosa, quase imperceptível; muitas vezes, não entendemos. A compreensão e o trabalho são lentos, processuais. 

A luta é pelo respeito total à minha autenticidade e às demais coexistentes. Sigamos!

 

Inspirações

BETH, J. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. (Feminismos Plurais)

BELL HOOKS (trad. Nina Rizzi). Meu Crespo é de Rainha. –São Paulo: Boitatá, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 69ª Ed. –Rio de Janeiro, São Paulo: Editora Paz e Terra, 2019. (Coleção Leitura)

NOGUEIRA, R. Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor. – Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2020.

RIBEIRO, D. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RIBEIRO, D. Lugar de Fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. (Feminismos Plurais)

 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Encontro Internacional Afro-Feminismos De Abya Yala: Uma aposta crítica para o agora

A partir de experiências de mulheres negras de diferentes...

Racismo científico, definindo humanidade de negras e negros

Esse artigo foi pensado para iniciar um diálogo sobre...

Dias sem Fim (All Day and a Night)

Recentemente estreou na Netflix o Filme de Joe Robert...

“Pérola Negra: Ruth de Souza” traça panorama da carreira da atriz

Mostra que entra em cartaz no CCBB traz 25...

para lembrar

37 mulheres que mostram a beleza dos cabelos crespos coloridos

37 mulheres que mostram a beleza dos cabelos crespos...

Vitória’s e Carol’s

Quando eu nasci não tinha muito ideia de como...

Lupita Nyong’o mostra seu talento para trança em novo vídeo da Vogue (assista aqui)

Em um novo vídeo  postado no youtube Lupita Nyong'o mostra que...

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Anvisa cancela registro de mais de 1,2 mil pomadas de modelar cabelos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou nesta sexta-feira (29) os registros de 1.266 pomadas sem enxágue, ceras e sprays para modelar, trançar ou...

Canta, Luciane

Luciane Dom é uma mulher negra de 34 anos, nascida em Paraíba do Sul (RJ). Formou-se em História na Uerj. É cantora e compositora....
-+=