Ocupação nas escolas

Em qualquer sociedade avançada a escola é o princípio e a razão onde se fundamentam os alicerces de desenvolvimento da nação. Não existe país de economia forte que não tenha investido em educação de qualidade para o seu povo.Pegando como exemplo as últimas cinco décadas, veremos que todos os países que se desenvolveram de forma sustentável e estrutural, como os tigres asiáticos ou até mesmo o vizinho Chile, investiram muito em educação.

Enviado por Maurício Pestana via Guest Post para o Portal Geledés 

O Brasil acordou tardiamente para esse tema e fizemos pouco ou quase nada em toda história da educação no país.  Tanto que adentramos de forma triste e melancólica o século 21 com mais da metade da população sem concluir o ensino médio e, conseqüentemente, sem acesso a uma universidade.

O debate só esquentou quando os negros começaram a reivindicar as cotas nas universidades e parte da elite branca e acadêmica, com medo de ver o “seu espaço” invadido por pretos e pobres, passou a utilizar vários argumentos contrários a essa forma de inclusão. A justificativa principal era de que antes de falar sobre cotas, precisávamos melhorar o ensino público. Como se uma coisa inviabilizasse a outra.

Certa vez, em uma viagem ao exterior, ouvi elogios de uma alta autoridade de um país europeu sobre a luta dos negros brasileiros pelas cotas nas universidades. Ele dizia: “Feliz do país que tem seus jovens lutando por um direito que a rigor deveria ser uma obrigação do Estado. Em meu país existe um grande número de jovens que se suicidam por falta de razão para viver e aqui o estudo é garantido até a universidade”.

Hoje, ao ver estudantes ocupando escolas públicas (e as ruas) em São Paulo tentando impedir o fechamento de mais de 90 escolas, por conta de uma “racionalidade maior na educação paulista”, penso que racionalidade está em não fechar escolas e sim melhorá-las, pois se isso já tivesse ocorrido, com certeza estaríamos em outro patamar de desenvolvimento econômico, social e principalmente político.

 

+ sobre o tema

O Plano Nacional de Educação em disputa

Enviado para o Portal Geledés     Nina Madsen Está em disputa, no...

Governo suspende novas vagas do Pronatec, ProUni e Fies

Brasília - Uma das vitrines da área social da...

Lorrayne: ‘Espero que outros jovens tenham grandes oportunidades para se desenvolver’

Nossa campeã está de volta! Depois de arrasar na...

Educação em Portugal “não ultrapassou as desigualdades criadas pelo racismo”

A recém-criada Djass-Associação de Afrodescendentes organiza debate onde serão...

para lembrar

Lançamento – Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar

Lançamento: Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação...

Um trabalho pioneiro sobre gênero e escolarização no Brasil

Um tema recorrente neste blog é a interface entre...

Em 13 anos, número de professores com doutorado em universidades federais cresce 189%

Há 13 anos, apenas 20.711 docentes efetivos da carreira...

“Eles querem retirar a diversidade da escola”

Para a integrante do movimento que critica o Escola...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=