Os 216 anos da Revolução Haitiana, a maior revolta de negros em um país colonizado

Enviado por / FonteDA REDAÇÃO 4P

O primeiro dia de 2020 também foi o aniversário de 216 anos da Revolução Haitiana, cujo ápice se deu em 1º de janeiro de 1804, quando a colônia da América Central finalmente conquistou sua independência da França, produzindo a maior revolta bem-sucedida de escravizados no mundo colonial. Embora tenha custado muito a economia do novo país, continua sendo celebrada como marco da resistência negra no continente americano.

O Haiti começou a ser colonizado em 1492, com o nome de Ilha de São Domingos, e, logo no início desse processo de colonização, houve o massacre dos seus povos originários. Com a vinda dos africanos como escravos para o país, esses foram submetidos a muita violência, a exemplo do que aconteceu no Brasil, e assim como ocorreu aqui, os negros criaram comunidades de resistência no Haiti, os Maroons, que equivaliam aos quilombos brasileiros.

A história da revolução começa em 14 de agosto de 1791, quando o combatente Vicent Ogé convocou uma revolta durante uma cerimônia religiosa. Em poucos dias, mais de cem mil homens e mulheres escravizados e negros libertos se juntaram à revolta e tomaram a Província do Norte, sob a liderança de Toussaint Louverture. Os africanos derrotaram os donos de escravos e dezenas de milhares de soldados enviados pela França. Após algumas baixas em lideranças do movimento, em 1803 Jean Jacques Dessalines assumiu o papel de líder da revolução, levando o país à independência no primeiro dia de 1804. O nome Haiti, aliás, foi uma homenagem aos povos originários exterminados pelos colonizadores.

O Haiti foi o único país latino-americano a conquistar a independência com uma revolta feita por escravizados. Na época, a vitória dos negros repercutiu em todo o continente. Mas essa vitória custou caro ao país americano, que foi submetido a vários pagamentos e sanções da parte da França para que esta reconhecesse a independência da sua ex-colônia, o que prejudicou o desenvolvimento do Haiti, hoje o país mais pobre do continente.

Há um ano e meio o país vive revoltas populares por motivos econômicos e políticos, entre eles o escândalo de corrupção envolvendo a Petrocaribe, programa que vendia petróleo subsidiado da Venezuela para países da América Central e Caribe.

+ sobre o tema

13 de Maio – A Resistência

Os africanos escravizados no Brasil não demoraram muito para...

A Carta de Willie Lynch

QUEM ERA WILLIE LYNCH? Willie Lynch foi um proprietário de...

Racismo Uma História

Racismo Uma História. O filme aborda o cruel legado...

A rota do escravo – a alma da resistência

A rota do escravo - a alma da resistência síntese...

para lembrar

Amada é uma obra necessária para pensar o racismo de ontem e hoje

Vida escrava; vida libertada – cada dia era um...

O Pioneirismo haitiano nas lutas pela liberdade no Atlântico

Quando falamos em liberdade, igualdade de direitos, cidadania, democracia,...

Afro-bolivianos

Afro-bolivianos são bolivianos de ancestralidade africana.  O termo também...
spot_imgspot_img

Toussaint Louverture, o general negro que libertou o Haiti

Toussaint Louverture liderou a revolução haitiana que conquistou a libertação de dezenas de milhares de escravos negros da antiga colônia francesa no Haiti e abriu caminho...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=