Para conscientizar – Artistas africanos gravam música para campanha de combate ao ebola

Alguns dos mais conhecidos artistas africanos gravaram uma música em conjunto para ajudar na conscientização da população sobre o vírus ebola.

Chamada “Africa Stop Ebola” (África pare o ebola), tem contribuições de músicos como Amadou & Miriam, Salif Keita, Oumou Sangaré e Kandia Kouyaté, do Mali, Mory Kante e Sia Tolno, da Guiné, do astro do reggae da Costa do Marfim Tiken Jah Fakoly, da cantora congolesa Barbara Kanam e do senegalês Didier Awadi.

A letra foi escrita pelos colaboradores e por Carlos Chirinos, um especialista em comunicação para mudança comportamental, e traz conselhos para a população se proteger da doença.

Cantada em francês –falado na Guiné, um dos países atingidos pelo vírus, além do Senegal, Mali, Gâmbia e Costa do Marfim, entre outros países africanos– e línguas indígenas dominantes na parte ocidental do continente, “Africa Stop Ebola” fala da importância de confiar nos médicos, não tocar em cadáveres e de saneamento e higiene adequados.

“A África está cheia de tristeza/ de ver nossas famílias morrerem/ não toque nos doentes/ não toque nos que estão morrendo/ todos estão em perigo/ os jovens e os velhos”, começa a música, que tem como refrão os versos “ebola, ebola/ inimigo invisível”.

A epidemia de ebola causou a morte de quase 5.000 pessoas na África Ocidental em 10.000 casos de contágio. Os sintomas da doença são febre, vômitos, diarreia e dores.

O vírus é transmitido por meio do contato direto com fluidos corporais de alguém que já esteja apresentando os sintomas.

Fonte: Via Comercial

 

+ sobre o tema

para lembrar

Gravação rara reproduz voz de Mário de Andrade pela primeira vez

Gravações encontradas por pesquisadores de universidades brasileiras e americanas mostram pela...

Brasiliense Mariana Nunes vive esposa de abolicionista em ‘Doutor Gama’

A atriz brasiliense Mariana Nunes está com a agenda...

Entrevista – Otavio Ianni: O Preconceito Racial no Brasil

  Na entrevista realizada no dia 11 de dezembro passado,...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=