terça-feira, janeiro 31, 2023
InícioÁfrica e sua diásporaPara conscientizar – Artistas africanos gravam música para campanha de combate ao...

Para conscientizar – Artistas africanos gravam música para campanha de combate ao ebola

Alguns dos mais conhecidos artistas africanos gravaram uma música em conjunto para ajudar na conscientização da população sobre o vírus ebola.

Chamada “Africa Stop Ebola” (África pare o ebola), tem contribuições de músicos como Amadou & Miriam, Salif Keita, Oumou Sangaré e Kandia Kouyaté, do Mali, Mory Kante e Sia Tolno, da Guiné, do astro do reggae da Costa do Marfim Tiken Jah Fakoly, da cantora congolesa Barbara Kanam e do senegalês Didier Awadi.

A letra foi escrita pelos colaboradores e por Carlos Chirinos, um especialista em comunicação para mudança comportamental, e traz conselhos para a população se proteger da doença.

Cantada em francês –falado na Guiné, um dos países atingidos pelo vírus, além do Senegal, Mali, Gâmbia e Costa do Marfim, entre outros países africanos– e línguas indígenas dominantes na parte ocidental do continente, “Africa Stop Ebola” fala da importância de confiar nos médicos, não tocar em cadáveres e de saneamento e higiene adequados.

“A África está cheia de tristeza/ de ver nossas famílias morrerem/ não toque nos doentes/ não toque nos que estão morrendo/ todos estão em perigo/ os jovens e os velhos”, começa a música, que tem como refrão os versos “ebola, ebola/ inimigo invisível”.

A epidemia de ebola causou a morte de quase 5.000 pessoas na África Ocidental em 10.000 casos de contágio. Os sintomas da doença são febre, vômitos, diarreia e dores.

O vírus é transmitido por meio do contato direto com fluidos corporais de alguém que já esteja apresentando os sintomas.

Fonte: Via Comercial

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench