PM discrimina ao abordar

Qualquer cidadão do sexo masculino, negro, com aparência de pobre e tatuagens à vista é potencialmente abordável

Por Rodivaldo Ribeiro, do Diário Cuiabá

A Polícia Militar aborda de maneira mais dura e direciona seus procedimentos baseada em arquétipos preconceituosos relacionados à cor da pele, aparência física e de vestuário, segundo conclusão da pesquisa “Práticas de abordagens operacionais no contexto das relações étnico-raciais: desafios para a formação do policial militar”, defendida como dissertação de mestrado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em abril deste ano pelo também policial militar Jamil Amorim de Queiroz.

O argumento legal é o de evitar que crimes ocorram e para isso adota-se o chamado policiamento ostensivo em praças e logradouros públicos, além do monitoramento — muitas vezes nem tão à distância assim — em manifestações e eventos com grande contingente humano. É quando são realizadas as tais “abordagens de pessoas suspeitas”.

É aí também que entra em cena o preconceito racial e social. Pois, ao encontro da principal queixa dos moradores mais jovens das periferias da cidade, está a dissertação do mestre PM Jamil de Queiróz, com a afirmação textual: condição social, cor da pele e sinais físicos como tatuagem são fatores que influenciam, sim, na abordagem dos cidadãos.

“Não sei nada de pesquisa nenhuma, não, mas se perguntar para qualquer um aqui é mais difícil achar quem nunca levou um bacu [abreviação de baculejo, termo jocoso pra abordagem] violento, do que quem já. E nunca é gostoso”, expressa José Manoel, 41, o Neneco, morador do bairro Santa Isabel. Para ele, o que o pedagogo-PM concluiu “não é novidade”.

O trabalho, aliás, foi direcionado em linha de pesquisa dos Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, parte do Instituto de Educação da UFMT.

Para coletar os dados, Jamil fez entrevistas com policiais e pessoas abordadas. Nas quantificações, a construção do perfil perigoso sob a ótica do preconceito — homem, classe popular, pele escura. Se tiver tatuagem, pode encostar a mão na parede, abrir bem as pernas e não olhar para trás. Nas chamadas aproximações repressivas, de novo, são abordados indivíduos pobres, em locais públicos das periferias. A polícia apenas reflete o restante da sociedade, diz o pesquisador, ao marginalizar os mais pobres e de cor.

Para Jamil, policiais não só agem de forma mais rigorosa nas abordagens dessas pessoas, como por vezes lançam mão de violência. “Percebe-se que as escolhas policiais ocorreram pela subjetividade dos profissionais, acreditando que sua presença é obrigatória para manter a ordem”, afirma. Como a abordagem policial é um procedimento legal, serve para encobrir abusos, pois ninguém tem muita vontade de denunciar policiais para outros policiais. E os motivos são óbvios.

“Que? Fazer B.O. contra abordagem? Você já viu quem vai te ouvir na delegacia, mano? É outro fardado. E outra, você pode muito bem encontrar o mesmo cara que te esculachou na rua e ver o tapa cantar lá mesmo. Estou fora, pancada a gente esquece, tiro é mais difícil”, ironizou Neneco.

O caminho para amenizar o problema, aponta o pesquisador Jamil Queiroz, é discutir abertamente o tema e melhorar a preparação dos policiais. Relações étnico-raciais e diálogos com as minorias devem ser parte desse processo de preparação dos policiais. E isso é urgente, pois o Brasil tem sabidamente uma das polícias que mais matam no mundo.

Leia Também:

O menino que filmou sua própria morte e desmontou uma farsa da PM do Rio

 

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

A tentativa de apagar a mente pensante de Marielle com 4 tiros não cessou sua luta

Marielle Franco da Silva, nascida em 27 de julho...

Racismo e desigualdade na Bahia

Nas falas de Hamilton Borges, coordenador da Campanha Reaja...

O que a branquidade tem a ver com o caso de Marielle Franco?

Marielle Franco era uma jovem negra, além e acima...

Quanto vale a igualdade racial?

Carmela Zigoni, assessora política do Inesc, critica os cortes...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...
-+=