PM será investigado por atirar no rosto de jovem, que engoliu projétil

A bala que atingiu Marcos foi parar no seu estômago. Novos exames dirão se ele precisará de cirurgia

Foto:   Severino Silva / Agência O Dia

Policial em serviço portava arma que não era da corporação e não socorreu a vítima

Um homem foi baleado no rosto durante a abordagem de um policial militar do 40º BPM (Campo Grande) na noite de sexta-feira, no bairro Vila São João, em Campo Grande. O armador de ferragens Marcos Fernando de Jesus Ferreira Júnior, de 22 anos, contou que voltava a pé com a mulher, Karine, 19 anos, pela Avenida Dom Sebastião, quando foi parado por um casal de policiais militares em serviço. De acordo com a vítima, o PM, que não teve o nome revelado, pediu os documentos.

por Francisco Edson Alves no IG

“Eu disse a ele que estava sem documentos, inclusive sem camisa, mas apontei para a rua ao lado, dizendo que eu morava ali perto e que poderia ir buscar. Nervoso, ele não quis saber dos meus argumentos e mandou que eu encostasse no muro. Escutei, então, um clique (de arma engatilhada). Virei o rosto para ele e o vi com um revólver prateado. Aí eu perguntei: ‘Você vai atirar?’. De repente, ele disparou contra o meu rosto”, detalhou.  

A bala entrou na bochecha esquerda, atingindo a língua e o céu da boca de Marcos, que engoliu o projétil. Exames feitos no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, constataram que a bala foi parar no estômago e somente novas radiografias vão definir se ele terá de passar ou não por cirurgia para retirá-la.

‘Era pra eu estar morto’

A vítima conta que, após o disparo, a policial repreendeu o colega: “Caramba, o que você fez?”, teria dito. O soldado teria respondido que “tinha sido (um tiro) acidental”. “Eu estava lúcido, mas abalado, pois sangrava muito e eu não sabia a extensão do ferimento. Implorei que ele (o PM) me socorresse. Não me atendeu e ainda me empurrou no chão. Minha esposa também levou um empurrão e teve a roupa rasgada.

Um carro parou e me levou para o Hospital Estadual Rocha Faria, de onde fui transferido para o Lourenço Jorge”, lamentou Marcos, que acredita que está vivo por milagre. “Agora (12h30) era para eu estar morto, e meu corpo, sendo velado”, comentou, emocionado, ao lado da filha, que faz 1 ano hoje.

O PM não acompanhou a vítima até o hospital e se dirigiu à 35ª DP, onde teve o revólver, que não era da corporação, apreendido. A Polícia Civil não revelou o conteúdo do depoimento do soldado. Já a assessoria da PM informou que o policial prestou depoimento na 2ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) e que averiguação foi instaurada para apurar o caso. A PM não informou se ele foi afastado das ruas. A 35ª DP requisitou imagens de câmeras da região para ajudar nas investigações.

+ sobre o tema

para lembrar

Projeto Identidade Étnica Cacheadas, Crespas e Trançadas de Maracanaú

Manhã de sábado. Crianças, adolescentes, adultos de vários lugares...

Times divulga 100 nomes mais influentes de 2020; veja personalidades negras da lista

A Revista Times divulgou a lista com as 100 pessoas mais influentes...

PUC-Rio, Cesar Menotti e Fabiana Cozza: três fatos mostram por que debater o racismo é necessário

Três notícias associadas aconteceram neste fim de semana. Em...

EUA: agentes que asfixiaram homem negro nem serão julgados

A Justiça americana eximiu nesta terça-feira (23/02) a polícia...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...
-+=