SAO PAULO – SP
Universidade de São Paulo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Preconceito – Conhecimento vence opressão visa discutir sobre o preconceito e suas raízes na cultura brasileira partindo da abolição no Brasil; Aprender sobre o que o Código penal diz sobre racismo. Discutir o artigo 5º da Constituição Brasileira.
Duração das atividades
Uma seqüência de atividades de 6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Descobrir o que os alunos sabem sobre a abolição da escravatura. Discussão sobre histórias de preconceito que os alunos conhecem. Verificar qual o conhecimento dos alunos sobre a lei em relação à discriminação.
Estratégias e recursos da aula
Diálogos contra o Racismo
Orientações ao professor
- É fundamental que o professor estabeleça combinados com a classe para discutir o tema, para que não haja constrangimento entre eles.
- Converse com os alunos que o disparador para a discussão do tema em pauta serão alguns vídeos de uma campanha chamada: Onde você guarda o seu racismo, que demonstra vários depoimentos sobre racismo.
- A cada depoimento debata com os alunos suas opiniões, reflexões, o momento de debate:compartilha, suscita, desafia o aluno a pensar sobre as questões propostas. Estabeleça combinados para que cada um possa se expressar e todos possam ouvir.
- Levante com os alunos filmes, músicas e livros que conhecem que abordam o tema, estimule que as fontes de pesquisa sejam utilizadas. Para tal, professor, tenha uma lista para repertoriar os alunos. Seguem algumas sugestões.
Estimule os alunos a lerem as histórias sobre o tema, jornais e trocarem suas impressões sobre os mesmos.
Caso seja possível, utilize os recursos de internet para enriquecer as pesquisas, troca de e-mail para uma entrevista com algum pesquisador sobre discriminação racial, um advogado que pode esclarecer dúvidas legais, etc.
É fundamental que o professor assista novamente cada um dos filmes elencados pelos alunos para análise. Faça um registro de suas impressões e reflexões para se necessário fortalecer o debate entre os alunos.
Seqüência didática:
1. Discutir sobre a abolição, a escravidão e as conseqüências históricas desta fase para a população brasileira afro-descendente como recurso utilize http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10014/me003992.wmv
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2. Lançar questões para pesquisa tais como:
– O que é Intolerância?
– O que é Xenofobia?
– O que é Preconceito?
– O que é Estereótipos?
– O que é Apartheid?
– O que é Discriminação?
– O que é Racismo Aberto e Oculto?
3. Faça uma seleção de filmes e peça para em casa o aluno assistir e relatar por escrito, como o racismo e o preconceito se manifestam no filme. Como os alunos poderão escolher filmes diferentes, isso pode estimular uns aos outros a também assistirem o filme relatado pelo colega. Depois na sala de aula, peça para os alunos que assistiram aos mesmos filmes se reunirem e debaterem no pequeno grupo, seus registros e relacionar com os termos estudados na pesquisa. Os alunos devem posteriormente socializar a opinião do grupo e suas reflexões com a classe toda.
4. Peça para os alunos fazerem uma pesquisa de quantos empregados domésticos há nas novelas e quantos destes são negros e produzam uma tabela e um gráfico; Debata sobre a situação do negro no mercado de trabalho. Os alunos podem pesquisar artigos sobre o assunto na Internet e socializar as descobertas.
5. Discutir sobre a relação pobreza e discriminação racial.
6. Apresente o 5º Artigo da Constituição Brasileira e discuta seu significado para nossa sociedade.http://www.culturabrasil.org/artigo5.htm
7. Discutir as punições para a discriminação no Código Penal.
8. Tocar a música- Dias Melhores do grupo Jota Quest e conversar com os alunos sobre medidas efetivas que eles podem adotar para combater o racismo na escola e na comunidade.
9. Lançar uma campanha contra o preconceito na escola e na comunidade.
10. Divida a classe em grupos e peça que cada equipe prepare uma forma de denunciar o preconceito, podem ser elaboração músicas ou paródias, representação de trechos de filmes, peça teatral, uma poesia, etc.enfim um Festival contra o preconceito. Convide a comunidade e faça uma ciclo de debates entre a comunidade escolar e do entorno.
Dica: Caso o professor queira pode publicar um blog sobre o tema no qual os alunos podem ser responsáveis por alimentar as informações.
Sugestão de filmes que abordam a temática estudada:
- Homens de Honra
- O xadrez das cores- disponível no site http://portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2932
- A Incrível História da Mulher que Mudou de Cor http://portacurtas.uol.com.br/pop_160.asp?cod=1934&exib=324
- Quase Deuses
- La Amistad
- Crash no limite
- Quanto vale ou é por quilo?
- Cronicamente inviável
- Malcolm X
- Tempo de matar
- Duelo de Titãs
- A outra história americana
- Cidade de Deus
- Diamante de sangue
- Escritores da Liberdade
- Ao mestre com carinho
Músicas
Racismo é burrice- Gabriel Pensador http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/137000/
Dias melhores Jota quest- http://vagalume.uol.com.br/jota-quest/dias-melhores.html
É imprescindível que o professor assista ao filme antes de indicá-lo para verificar se ele é apropriado para seus alunos.
Fazer uma pesquisa prévia sobre quantos alunos conheciam sobre: Os termos estudados; Os artigos do Código Penal e da Constituição Brasileira Realizar um debate sobre o tema e perceber o quanto os argumentos dos alunos apresentam conteúdos mais concisos.
Fonte: Portgal do Professor
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