Prefeito de NY diz que morte de Marielle “mostra declínio da democracia brasileira”

Enviado por / FonteDo UOL

Onze dias após o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), do Rio de Janeiro, o prefeito de Nova York , Bill de Blasio, usou sua conta no Twitter neste domingo (25) para dizer que o crime mostra o “declínio da democracia brasileira” e a “opressão de pessoas afrodescendentes”.

No mesmo tuíte, o norte-americano questiona se o governo teve envolvimento com o crime e diz “exigir a verdade”. Do partido democrata, Bill de Blasio governa Nova York desde 2014. Antes, ocupou o cargo de defensor público da cidade. Ele é casado e tem dois filhos com uma mulher negra.

A comoção por conta da morte da vereadora –morta a tiros no último dia 14– teve destaque na capa do jornal americano “Washington Post”, em sua edição impressa da última terça-feira (20). Segundo a publicação, ela se tornou um “símbolo global”.

As investigações da morte de Marielle e do motorista do carro em que ela estava, Anderson Gomes, estão sendo conduzidas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Até o momento, os investigadores não informaram se há suspeitos.

O crime ocorreu em meio à intervenção do governo federal na área de segurança pública do Rio, medida criticada por Marielle, que era relatora da comissão na Câmara dos Vereadores que acompanhava a ação.

Sigilo

A polícia do Rio está apostando no sigilo das investigações para tentar elucidar os assassinatos. Até agora, a maior parte das informações que se tornaram públicas não dão muitas pistas sobre quem cometeu o crime e qual foi sua motivação.

O que está claro até o momento é que Marielle foi vítima de uma emboscada e não de uma tentativa de roubo comum. Anderson morreu porque estava junto com ela. Uma assessora da vereadora ficou apenas ferida por estilhaços.

+ sobre o tema

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Alexandre Pereira: “Ninguém quer ser coadjuvante de ninguém”

  por Luiz Carlos Azenha e Padu Palmério “A grande mídia não está de...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...
spot_imgspot_img

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal prendeu neste domingo (24) três suspeitos de...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=