Projeto nós, Madalenas – Uma palavra para o feminismo: afronta

Afronta é uma das minhas palavras preferidas, talvez porque entre seus muitos significados esteja “enfrentar” e eu acho que é a principal definição do que é ser mulher negra na sociedade do racismo e da misógina, assim como ser feminista e negra não é nada mais que um afrontamento, e isso até mesmo dentro do próprio feminismo.

Por Stephanie Ribeiro,do Imprensa Feminista

Estamos enfrentando tudo e todos, todo dia e sem descanso, e é por isso que estamos tão cansadas.

Quando eu tive que pensar sobre uma palavra tinha certeza que era essa que me representava, fiz então uma retrospectiva do porque um dia eu me posicionei como feminista negra essa que foi a mudança mais significativa na minha história até agora.

Percebi que ao longo da minha vida eu sempre quis ser “normal” mesmo quando eu não me colocava como uma mulher negra, eu sabia que eu não era igual as outras meninas, e isso não era culpa minha, as pessoas me tratavam diferente e na minha cabeça crescia a ideia que normal era igual a ser branca. Mesmo na infância eu me recordo de querer ser “normal”, de chegar em casa e tomar banho me esfregando forte para ver se eu ficava mais clara, de por a toalha na cabeça e fingir que meus cabelos eram longos e lisos, na adolescência eu queria usar maquiagem mais clara e não gostava de tirar fotos pois me achava feia.

Eu me sentia feliz quando me chamavam de morena e tinha pavor quando me chamavam de NEGRA.

Acredito que quando eu me emponderei, foi quando comecei a ler e ver outras pessoas como eu, que tinha histórias parecidas com a minha, e assim consegui me entender. Foi quando me coloquei como feminista e negra que me senti pertencendo a algo, e essa sensação me seduziu de forma avassaladora.

Então seguindo um rumo natural, comecei a escrever, um dos meus primeiros textos fiz no auge de uma crise, consequência da situação que eu enfrento na faculdade: o isolamento acadêmico, o racismo institucional e agressões verbais.

Era uma fase que eu só queria morrer.

Não acho que seja realmente um problema falar isso, acho que é real esse sentimento, você se vê presa numa solidão e indagações que se sente tão estranha ao mundo que só quer dormir para sempre. Muitas pessoas negras pensam em desistir – do que fazem, do que querem e do que são. Eu pensei em tudo isso, ainda penso, só que agora bem menos. Porque eu aprendi o real significado de afrontar, não preciso gritar, não preciso comandar grandes revoluções, não preciso ser mártir.

Eu só preciso sobreviver, num mundo que odeia mulheres e negros, duas coisas que eu sou.

Afrontar sobrevivendo é complicado, é acordar todo dia sair da cama e acreditar que você vai vencer, mesmo que tenha uma força enorme te puxando para a derrota. Não acho que eu conseguiria estar agora bem, caso não tivesse tido o apoio de várias mulheres negras, da minha mãe e o entendimento de que a única forma de poder assumir minimamente o controle do que sou e o que sinto, era escrevendo.

Então eu escrevo quando meus silêncios e vazios ficam grandes demais para mim, eu escrevo para subverter a lógica do lugar que dizem que mulheres negras devem ocupar, eu escrevo para me manter viva.

Escrevo pois sei que quando mulheres negras falam por si, escrevendo suas histórias, estamos fazendo uma revolução, essa sim, capaz de mudar o mundo.

E assim eu sigo, um dia de cada vez, enfrentando tudo que for necessário para ser vista como eu sou: normal.

Quer saber mais sobre o Projeto – Nós,Madalenas e como colaborar acesse: http://bit.ly/1KeBJP0

57d718_a1a9727c1ef045c1acbfb1fdefa216df

+ sobre o tema

Libertar-se do papel de macho-idiota ou ser vetor do sofrimento alheio?

Faz tempo que não sentia tanta vergonha alheia como...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou ateia, mas rezei: Uma história de violência sexual e direito ao aborto

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

10 coisas que foram inventadas por mulheres e você não sabia

Quando você pensa em quem inventou um utensílio ou...

A mulher que livrou a si mesma e a centenas de pessoas do corredor da morte

Condenada à morte pelo assassinato de seu parceiro, a...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

A representação do outro pelo olhar da incompreensão

Por: Marcia Rangel Candido Dentro da polêmica que vem se...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=