Quem é a ministra que renunciou em protesto contra a lei antiterror da França

Líder negra, anticolonialista, independentista e feminista deixa o Ministério da Justiça e abandona Hollande para se manter fiel a uma trajetória de 40 anos de ativismo

Por João Paulo Charleaux, do Nexo Jornal 

Ao renunciar nesta quarta-feira (27) ao cargo de ministra da Justiça da França, Christiane Taubira se manteve fiel a uma trajetória de 40 anos em defesa de causas minoritárias e, muitas vezes, impopulares.

A ministra deixou um dos postos mais importantes da França por princípio. Taubira discorda da proposta governista de cassar a cidadania francesa de terroristas que possuam dupla nacionalidade.

A decisão não surpreende os que conhecem a trajetória da ministra, que lutou contra o colonialismo francês, viveu na clandestinidade, defendeu a união homoafetiva e o direito dos negros. A ministra, que já foi retratada como uma macaca pelo jornal satírico francês “Charlie Hebdo”, abriu mão da pasta da Justiça por considerar injustas as medidas antiterror do presidente François Hollande.

O atual governo endureceu sua política depois dos ataques terroristas que deixaram ao menos 130 mortos no dia 13 de novembro, em Paris. Hollande ordenou bombardeios contra o Estado Islâmico – grupo autor dos atentados – na Síria e deu início a uma política linha-dura no interior do país, para prevenir novos ataques.

A proposta de cassar a cidadania de criminosos tocou num ponto especialmente sensível para Taubira, que nasceu em Caiena, capital do departamento ultramarino francês da Guiana, em 1952, e chegou a viver escondida de casa em casa por se opôr ao colonialismo da França.

Logo após renunciar, Taubira postou em sua conta pessoal no Twitter a seguinte mensagem: “Em alguns casos, resistir é ficar, em algumas ocasiões resistir é ir. Por fidelidade a si mesmo, a nós. Que a última palavra seja a ética e o direito.”

 

Clandestinidade e luta contra a França colonial

Sua estreia na política se deu em 1978, num contexto de luta contra a própria França e sua dominação colonial sobre os departamentos ultramarinos.

Depois de deixar sua terra natal, a Guiana Francesa, para estudar etnologia afro-americana na França, Taubira voltou a Caiena e passou a integrar o Moguyde – sigla em francês do Movimento Guianense de Descolonização.

Na época, a ativista vivia na clandestinidade, mudando de casa a cada dois dias, com um bebê de 3 meses no colo. Hoje, com 63 anos, ela é mãe de quatro filhos.

A ex-ministra foi casada com Roland Dellannon, histórico líder da luta anticolonial na Guiana, que passou 18 meses na prisão por atacar instalações petrolíferas da França.

Ao lado de Dellannon,Taubira fundou o Walwari (“alcance”, no idioma crioulo da Guiana Francesa) em 1992, para defender a descolonização. Depois de 20 anos de casamento, os dois se separaram, mas Taubira continuou falando com afeto e saudade do ex-marido, com o qual desenvolveu uma relação de proximidade emocional, mas de disputa política dada a expressão própria que Taubira tomou com o passar do tempo, se descolando da liderança de Dellannon.

Taubira se mudou definitivamente para a França no início dos anos 2000, onde assumiu seu primeiro mandato como parlamentar, conseguindo a aprovação da lei nº 2001/434, de 10 de maio de 2001, que diz que o tráfico negreiro é crime contra a humanidade. A lei é batizada com seu nome.

Ela escreveu dois livros sobre a questão negra: “Negros das Ilhas”, pela editora Gallimard e “A escravidão contada a minha filha”, pela Bibliophane.

Em 2002, foi a primeira candidata ultramarina a se apresentar para  concorrer à Presidência na história da França, mas obteve apenas 2,32% dos votos no primeiro turno. Ela concorreu pelo PGR (Partido Radical de Esquerda, na sigla em francês), mesmo sem ser membro formal do partido. Taubira se declarava “independentista anti-eleitorialista”.

Em 2006, ela ensaiou nova tentativa de concorrer à Presidência, mas o PGR decidiu apoiar a candidatura do Partido Socialista. A ex-ministra acabou apoiando internamente Hollande, até assumir o ministério da Justiça em 2012, onde manteve perfil discreto.

FOTO: JACKY NAEGELEN/REUTERS - 27.01.2016
FOTO: JACKY NAEGELEN/REUTERS – 27.01.2016

Hollande linha-dura

A saída de Taubira se dá num momento em que o presidente francês aposta no endurecimento das medidas de combate ao terror. A estratégia de Hollande tem – além da decretada finalidade securitária – um forte apelo popular.

Com a economia francesa em crise, o presidente vê crescer sua popularidade toda vez que anuncia medidas duras contra o terrorismo.

Antes dos atentados, em outubro, o presidente francês tinha 20% de aprovação. Após anunciar ataques aéreos contra o Estado Islâmico, em novembro, o índice saltou para 27%. Em setembro, a aprovação ao seu governo chegou a ser de apenas 13%, pior nível entre todos os líderes europeus.

Christiane Taubira

Diretor de jornal francês é condenado a prisão por racismo contra Christiane Taubira

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Políticos são últimos colocados em ranking de credibilidade

Por: Fernando Rodrigues   pesquisa avaliou confiança da população...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Por que a classe média sofre tanto?

Que email fofo que a Adri me mandou!......

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=