Racismo e misoginia na USP-RP: Basta!

Mais uma vez mulheres negras e pessoas negras são objetificadas na Universidade de São Paulo, desta vez, no campus Ribeirão Preto, pela Bateria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, a Batesão. Comportaram-se e divertiram-se às custas da sujeição, dos discursos violentos e sexistas contra mulheres e sobretudo, contra as mulheres negras na USP.

 

Por: Fernando Vieira no, Me Representa 

 

A música que eles entoam é imensamente problemática. Além da misoginia, objetificação e machismo explícitos há imensa dose de heteronormatividade, ao determinar a afirmação da masculinidade como processo inerente a coisificação da mulher, a ser do gozo falocrático do homem. Eis a música:

Segue abaixo a nota de Repúdio emitida pelo Coletivo Negro da USP de Ribeirão Preto.

Nota de Repúdio do Coletivo Negro da USP-RP à Batesão.

O Coletivo Negro da USP-RP vem a público manifestar seu repúdio e indignação a respeito do cancioneiro da Batesão (Bateria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP) que apresenta letras misóginas e racistas.Mais uma vez a FMRP protagoniza um episódio lamentável de discriminação. Lamentável pra dizer o mínimo. O que está exposto no cancioneiro é um ataque, uma falta de respeito, um crime. Misoginia e racismo que se misturam de tal forma a agredir e desumanizar a mulher negra, reafirmando todo um histórico de inferiorização da mulher negra, por ser mulher e ainda negra ou negra e ainda mulher.

A Batesão assume seu lugar de senhor de escravos, pega o chicote e violenta mais uma vez as mulheres negras, se não pelo estupro que nossas avós, bisavós sofreram por parte dos senhores e seus filhos, pela subjugação do nosso corpo negro.

Em primeiro lugar, o corpo de mulher nenhuma está aí a disposição do prazer masculino, essas mulheres devem ter a autonomia de seus corpos e não serem coagidas ao sexo, acabando por sofrer abuso sexual. O machismo sempre presente nas letras das canções entoadas a plenos pulmões pelas baterias e atléticas das faculdades, manifesta-se em versos de conotação sexual extremamente agressivos, que chegam a incitar a violência sexual.


As mulheres negras sempre foram alvo das mais diversas formas de discriminação, considerada pelo sociedade como um não ser. Completamente invísivel ao olhos da sociedade, a não ser quando nossos corpos são vendidos na vitrine do carnaval ao título de exóticos e à alcunha de mulata. Afora isso nosso corpo é ridicularizado, caricaturizado pela mídia e desprezado no imaginário torto dessa gente dita brasileira, como diria Ellen Oléria. 


Nosso corpo negro não é objeto de consumo sexual ou mercadoria de carnaval, como querem afirmar alguns. Também não é abjeção como querem outros. É símbolo e instrumento de nossa luta e resistência.


A Batesão se antecipou e logo soltou sua retratação. Como se racismo se resolvesse com carta de retratação. Como se o massacre que a mulher negra sofre nesse sistema fosse aliviado com algumas palavras alegando desconhecimento do conteúdo do cancioneiro. Ainda temos que nos sujeitar a ler na tal carta onde os integrantes tem a cara de dizer que são engajados na luta contra discriminações, justificando que o mestre da bateria é negro e que eles adoram samba. Pois bem, o velho àlibi do amigo negro e do samba. Nossa, ter um mestre de bateria negro, realmente faz de vocês menos racistas e gostar de samba, aí sim, faz de vocês praticamente negros! Não venham com essa! Além de ser racista usar as poucas pessoas negras que vocês conhecem pra justificar o injustificável, ainda se utilizam de uma apropriação cultural como símbolo de boa convivência. 


Não Batesão! Nós não queremos esclarecer a questão, queremos enegrece-la, queremos torná-la preta e forte, como nossos corpos. Corpos combativos que estão aqui para questionar esse padrão vigente, que estão aqui pra destruir essa misoginia e esse racismo tão presente e tão massacrante.

Nós, mulheres pretas, existimos e resistimos!

Racistas e machistas serão atropelados pelos nossos corpos negros!

+ sobre o tema

Cris Vianna fala sobre carreira, beleza e preconceito racial e de gênero

"Não é fácil ser negra em nenhuma profissão. Não...

O racismo, quando não nos mata, nos torna inseguras – Por Karina Vieira

Karina Vieira orienta suas pesquisas na questão da formação...

Salve as negras pensantes

A história reserva à mulher momentos peculiares. Historicamente, em...

para lembrar

Justiça manda soltar PM denunciada por racismo e desacato

Lotada no 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) há...

Outra vez, a novela! Agora com piadinha racista na boca de personagem negro, por Cidinha da Silva

Deuzuite (Susana Badin) enquanto ouve Alcione, alento para sua...

Adeus, Winnie Mandela. Por Cidinha da Silva

Em dezembro de 2013, no primeiro dia do velório...
spot_imgspot_img

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de provas do vestibular 2025, que será realizado no segundo semestre deste ano. Serão mais de 8...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=