Comissão mista rejeita todas as emendas à regulamentação dos direitos das domésticas

O texto, aprovado pelo Senado no ano passado, volta ao plenário da Câmara

 

POR GERALDA DOCA, no, O Globo

BRASÍLIA – Comissão mista do Congresso Nacional que discute a regulamentação do trabalho doméstico rejeitou nesta terça-feira todas as emendas apresentadas pelo plenário da Câmara dos Deputados ao texto que regulamenta os novos direitos dos trabalhadores domésticos. Com isso, o texto aprovado pelo Senado em julho de 2013 retorna ao plenário da Câmara.

O relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR), defendeu que o assunto seja colocado em pauta com urgência para que a categoria tenha acesso a FGTS obrigatório, multa nas demissões sem justa causa, adicional noturno, seguro em caso de acidente de trabalho, banco de horas, dentre outros.

Os novos direitos foram assegurados aos domésticos por uma emenda à Constituição, aprovada pelo Congresso em março de 2013 – a chamada PEC das domésticas. Mas, a falta de regulamentação impede a aplicação plena da nova legislação que dá aos empregados domésticos os mesmos direitos dos demais trabalhadores, que são regidos pela CLT. Estão em vigor, a jornada diária de oito horas (44 semanais) e o pagamento de horas extras. Os demais exigem regras específicas.

– A Câmara precisa votar logo essa regulamentação – disse Jucá.

O texto aprovado pelo Senado reduz a contribuição patronal para Previdência Social de 12% para 8%; fixa contribuição de 11,2% para o FGTS, incluindo a multa nas demissões sem justa causa e de 0,8%, a alíquota referente acidente de trabalho.

 

 

 

+ sobre o tema

Beyoncé usa sampler de discurso feminista de Ronda Rousey em show nos EUA (VÍDEO)

Beyoncé, que comemorou seu 34º aniversário na última sexta-feira,...

330 mil domésticas perdem o registro

Número de trabalhadoras com carteira assinada caiu 1,6% desde...

Bruxas, Dilma e a República de homens brancos

Mallus Maleficarum escrito pelo inquisidores em 1484, de forma...

para lembrar

‘Cura gay’ volta para Comissão de Direitos Humanos

O projeto de lei (PL) que prevê o tratamento...

Violencia sexual lleva 197 víctimas en seis meses

El estudio destaca que entre las mujeres abusadas, en...

Mulheres pobres são as maiores vítimas do racismo

O Maré de Notícias traz reportagem sobre como o...

Madonna e Cher se posicionam contra Bolsonaro: “#EleNão’

Madonna e Cher se posicionaram contra o candidato à...
spot_imgspot_img

Mulheres entregam recomendações para cúpula do G20

O grupo de engajamento de mulheres do G20, o chamado W20, entregou nesta terça-feira (1º) um comunicado com recomendações para a reunião de cúpula...

Morre Iara Deodoro, bailarina e referência da dança afro-gaúcha

A comunidade negra gaúcha está de luto. Morreu nessa sexta-feira (28) a bailarina, coreógrafa e ativista Iara Deodoro, 68 anos, referência da dança afro-gaúcha...

Serena Williams sobre maternidade: “Algumas mulheres têm um bebê e, em uma semana, precisam estar no trabalho ou são demitidas”

Cerca de dois anos após se aposentar do tênis profissional, Serena Williams refletiu sobre conciliar a maternidade com sua carreira. Em entrevista à Glamour dos...
-+=