Pelourinho recebe Festival de Afoxés em homenagem a mulher negra

Um desfile de cores e ritmos marcou a noite da última quinta-feira (19/07), no Largo Quincas Berro D’Água. Afoxés e um bloco afro prestaram homenagens às mulheres negras, ao som dos atabaques e agogôs. A iniciativa é do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que busca valorizar ações que reforcem a diversidade cultural nos largos e ruas do Centro Histórico.

O Festival lembra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a ser comemorado no dia 25/07. Ao subirem ao palco, as cantoras dos afoxés reverenciaram Oxóssi, orixá que representa a quinta-feira. Canções como “É D’Oxum”, “Na Beira do Mar” e “Motumbá” estiveram no repertório.

“No mês de julho, homenageamos as mulheres negras, através do Projeto Mulher Negra: Símbolo de Superação e Resistência. Tenho orgulho em dizer que as mulheres ocupam a presidência de seis afoxés e isso já é um passo à frente. Queremos que haja essa paridade com os homens e estamos a cada dia mais conquistando o nosso espaço”, explica a produtora do encontro e presidente do Afoxé Kambalagwanze, Iracema Neves.

Participaram do encontro quatro afoxés e o bloco afro Ginga do Negro. “É uma imensa alegria ver essa união de energia para homenagear as mulheres negras. O Pelourinho é o local ideal para chamar a atenção em eventos como esse”, explica a aposentada Maria de Lurdes Estrela, 75 anos, uma das fundadoras do afoxé Filhas de Gandhy.

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) apoia iniciativas que enaltecem o papel da mulher negra na sociedade, disponibilizando seus espaços para uma programação rica em conteúdo e que passem mensagens de autoestima a todas estas mulheres.

 

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Myriam Taylor quer “ocupar” a televisão portuguesa com diversidade

Um cigano “normalmente usa gel no cabelo”, é “vaidoso”...

‘Hear our voice’: Mulheres em mais de 30 países marcham contra Trump

Um dia após a sua posse do novo presidente...

Mostra Negra de Arte Surda LGBTQIA+ discute diversidade e acessibilidade com diferentes públicos

O coletivo Surdarte lança a primeira edição da Mostra...

para lembrar

Exposição reforça a luta pelo direitos da mulher negra no Brasil

Mostra pode ser visitada até o dia 21 de...

Carnaval e a tradição do “beijo roubado”

Em Salvador, um homem foi condenado a 7 anos...

Convenção Interamericana para Prevenir , Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher

Os Estados partes nesta Convenção, RECONHECENDO que o respeito irrestrito...
spot_imgspot_img

Empreendedorismo feminino avança, mas negras têm obstáculos com receita e tempo de dedicação

O empreendedorismo feminino avança no Brasil, refletindo tendência global de igualdade na abertura de negócios por homens e mulheres, mas questões relacionadas a cor e raça colocam negras em desvantagem. O...

Exposição em São Paulo com artistas negras celebra a obra de Carolina Maria de Jesus

Assista: Exposição em SP celebra o legado de Carolina Maria de Jesus A jovem nunca tinha visto uma máquina de escrever, mas sabia o que...

Festival Justiça por Marielle e biografia infantil da vereadora vão marcar o 14 de março no Rio de Janeiro

A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro,...
-+=