Racismo pandêmico: uma história de asfixias, mortes e apatias

Eu não consigo respirar! Essas palavras foram sussurradas quase sem fôlego por Jorge Floyde e João Alberto no instante em que estavam sucumbindo, asfixiados pelo que chamo de operadores do Estado e da iniciativa privada, para assegurarem a estrutura racista/supremacista fundante da classe dominante.

Os ares colonizatórios destroem nossos pulmões. A população negra no mundo vem sendo asfixiada desde o processo de escravidão que mortificou as almas e os corpos do povo negro para dar “vida” a um novo modo de existência que podem ser compreendidos como mutações coloniais.

Os processos de desumanização destroem de dentro pra fora. Primeiro, causa um estranhamento de si, ou seja, a epiderme identitária que contém a formação subjetiva do sujeito é rasgada. Flutuantes e desagregados de si, mulheres e homens negros perdem suas individualidades. Essa é a asfixia da alma! Haverá, pois, justiça para essa morte invisível?

Sabemos que a causa primeira dos processos colonizatórios está ligada a questão econômica, afinal seria esse e não outro motivo a levar o branco europeu a empreender o processo de expansão marítima. E desse germe se constrói um modelo econômico que dita os modos de existência, inclusive daqueles que o construíram. Todos, tudo em uma sociedade capitalista gira em torno da economia. As relações interpessoais e até mesmo as relações intrapessoais estão implicadas com o modo de produção econômico vigente. Ele produz formas de ser.

E todo o aparato organizador das relações sociais de uma sociedade capitalista está, de algum modo, ligado a estrutura econômica. Estado e todas as suas instituições entram como acessório à tal estrutura. E não obstante o sistema judiciário, que de modo nada independente se liga fielmente a estrutura.

Temos assistido extasiados como a Justiça vem sintetizando a estrutura. Basta olharmos quem é a população carcerária, quem está sendo morto, inclusive pelo próprio braço armado do Estado… e de outro lado, quem de fato está sendo contemplado pelos beneplácitos do sistema em voga. Veremos que o Estado por meio de suas instituições funciona como aquele que legitima a violência.

E toda essa desigualdade é naturalizada! Não há, pois, quem questione o normal. O próprio processo de internalização da norma ocorre sem que atentemos para o fato de que se trata de uma convenção social. A apropriação dos construtos socias acontecem de modo a imaginarmos que as relações socias se constroem de forma essencialmente natural. A partir de então, esses instrumentos simbólicos passam a mediar a nossa relação com o mundo dos homens e das coisas. Essas “ferramentas ideológicas” operaram enquanto instrumento de interpretação da realidade.

Eis a razão pela qual não estranhamos quando vemos o genocídio da população negra e periférica. Ou ainda, quando vemos, por exemplo, uma criança negra sendo alvejada em sua própria casa por tiros de fuzis empunhados pelos próprios agentes do Estado.

Frente a situação de violência sofrida pela população negra de modo a atingir seus corpos, seu cotidiano e suas subjetividades, uma segunda violência se apresenta expressa por meio da própria reação gerada pela violência. Ou seja, a indiferença, o descaso e a apatia são modos de acolher a violência em oposição àquele que foi violentado. Isto porque, as vítimas de racismo encontram-se previamente na condição de culpado. Assim, opressão das pessoas negras é interpretada como parte natural da condição de ser negro.

Nessa direção, naturaliza-se a cultura do estupro, mas não se enxerga com bons olhos o movimento de resistência das mulheres. Naturaliza-se a condição de desigualdade, precariedade e escassez vivida pela população negra, mas estranha-se quando um negro ocupa lugares de prestígio social, historicamente ocupado pela elite branca.

Diante de todos esses condicionantes históricos aos quais foram submetidas mulheres e homens negros no Brasil e no mundo, pode-se compreender que o racismo é uma chaga social que tem dizimado milhões de pessoas numa esfera planetária e adoecido tantas outras.

Portanto, o que tenho chamado de racismo pandêmico é o resultado de uma produção sócio-histórica que tem ceifado vidas que sequer são percebidas como vidas. De modo que, nas recentes reinvindicações que trazem as palavras de ordem “vidas negras importam”, os movimentos negros e seus apoiadores chamam a atenção para o fato de que vidas negras são vidas. E segue a luta, pois mesmo que, por vezes, sua existência seja admitida, elas continuam a não importar.

Prof. Dr. Ângelo Oliveira – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Área de Currículo e Estudos Aplicados ao Ensino e Aprendizagem – Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas-NEABI
** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=