segunda-feira, agosto 8, 2022
InícioQuestão RacialCasos de Racismo"Que horas elas voltam?” Foto de Carolina Dieckmann e Regina Casé com...

“Que horas elas voltam?” Foto de Carolina Dieckmann e Regina Casé com empregadas domésticas provoca polêmica na web

Natal é tempo de paz e tranquilidade, certo? Não na internet. Uma fotografia publicada por Carolina Dieckmann no Instagram vem enfurecendo muita gente nas redes sociais. O motivo: na imagem, a atriz aparece acompanhada da apresentadora Regina Casé e de empregadas domésticas uniformizadas para preparar a ceia de Natal.

no Veja 

“Aqui, com essas lindezas batalhadoras, que fazem tudo tão caprichado e com tanto carinho, que a gente saiu de lá flutuando de amor”, escreveu a atriz. Detalhe: Casé recebeu elogios este ano por interpretar uma empregada no filme Que Horas Ela Volta?, que traz um olhar bastante crítico para as relações entre patrões e empregados no Brasil. Confira o clique:

A reação mais enérgica veio da fanpage Empodere Duas Mulheres, que publicou o seguinte texto: “Regina Casé e Carolina Dieckmann postando foto com as empregadas negras uniformizadas que prepararam a ceia de Natal. Que horas elas voltam?”

Em seguida, publicaram uma longa citação: “Segundo a Stephanie Ribeiro: ‘Ser médica, arquiteta, advogada são escolhas e por questões meritocráticas, racistas e elitistas nem todos podem ter acesso ao sonho. Trabalho doméstico no Brasil não é escolha da maioria, é consequência. No pós abolição no Brasil a mão de obra negra, era barata e abundante. (…) Por favor leia sobre seu país! Saia da zona de conforto e entenda que é preciso parar de falsas simetrias! Por favor.

carolina

O caso repercutiu tanto no Instagram quanto no Twitter e no Facebook. “É pra achar bonito elas estarem trabalhando no Natal? É pra curtir você posando de fofa na exposição alheia? Que lindo esse seu papel nesse filme tão visto Que Horas Ela volta 2″, escreveu um seguidor de Carolina.

Outros, no entanto, defenderam a atriz e a apresentadora. “É uma vitimização surreal! Se a celebridade não posta nenhuma foto com seus colaboradores/domésticos/cozinheiros : “Oh preconceito! Por que não posta? Por que esconde? Por que finge que não existe?” Se posta: “Nossa! Está de uniforme? Trabalhando essa hora? Olha o sorriso amarelo! Mas ela nem encostou na moça!” Ah, pelamor, gente! A crítica pela crítica é vazia e não expressa a realidade dos fatos”, comentou outra.

Confira alguns comentários que circulam no Twitter:

Screen Shot 2015-12-27 at 10.20.22 AMScreen Shot 2015-12-27 at 10.21.20 AM

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench