Reitoria da UFMT afasta professor por ato de racismo e de homofobia

Segundo denúncia, professor Marsel empregava ofensas a gays, negros e religiosos

O professor do curso de Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop, Marsel de Carvalho Pereira, foi afastado do cargo por 90 dias, sem direito a remuneração, após supostamente cometer atos racistas e homofóbicos contra alunos da instituição.

por Anderson Hentges no RD News

Foto: Reprodução/ RD News

A reitora Myrian Thereza de Moura Serra decidiu pelo afastamento “pela infração funcional e a inobservância dos deveres funcionais”, por ter infringido a conduta e a moralidade, no entanto, cabe recurso. A publicação está no Diário Oficial datado de 10 de julho.

O caso foi denunciado por uma acadêmica em maio do ano passado, na qual alegou que o professor aplicava em seus métodos de ensino, ofensas contra gays, negros e também religiosos.

Duas denúncias foram protocoladas pela estudante, sendo uma na própria instituição, que instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta do professor, e agora decidiu pelo afastamento, e uma no Ministério Público Federal (MPF), que instaurou um inquérito para apurar o caso.

Na época Marsel disse que não havia cometido nenhum ato de racismo e que junto com o advogado aguardava a materialização do caso na Justiça. O RD News tentou contato com o professor, mas ele não atendeu às ligações.

+ sobre o tema

para lembrar

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...

SPFW: Grifes silenciam sobre negros

Fonte: Zero Hora Foto: Daniel Teixeira/Estadão O Termo de Ajustamento de...

É tudo “brincadeira” / It is all a “joke”

É tudo "brincadeira" / It is all a "joke"...

Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional

Por: Kátia Ferraz   A liberdade, a prosperidade e...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=