Renata Souza leva adiante as lutas de Marielle Franco

Enviado por / FontePor Cassio Bruno, do O Dia

Rio – Ex-chefe de gabinete da vereadora assassinada Marielle Franco, Renata Souza, de 36 anos, resolveu entrar para a política pelo mesmo partido que elegeu a amiga, o PSOL. Ao concorrer pela primeira vez, já conquistou a vaga de deputada estadual com 63.937 votos.

Em entrevista, Renata critica a articulação do PSL do presidente eleito Jair Bolsonaro para afastar o PSOL da Comissão de Direitos Humanos da Alerj. Criada no Complexo da Maré e formada em Jornalismo, ela seria a substituta de Marcelo Freixo no comando do órgão.

O DIA: A nova bancada do PSL, com 13 deputados eleitos, não quer que a Comissão de Direitos Humanos seja presidida pelo PSOL. O que você acha disso?

RENATA SOUZA: É um equívoco e falta de conhecimento sobre os avanços. Foi nessa gestão, com o Freixo, que aprovamos um protocolo de atendimento específico a familiares de policiais vítimas de violência no Rio. Realizou atividades em várias favelas e periferias. É lamentável perceber que a comissão virou moeda de troca.

Como o PSOL tentará reverter a situação?

Com o apoio da população e de entidades da sociedade civil que acompanhou o nosso trabalho. A comissão estabeleceu vínculos sólidos com organizações não governamentais, universidades e entidades internacionais. Em breve, algumas dessas irão se posicionar para pressionar uma solução que seja a melhor.

Quem apoiará para a presidência da Alerj?

O PSOL, historicamente, não vota nos presidentes da Alerj porque há a tradição em ser o candidato da situação. Mas votarei no (André) Ceciliano (PT, que disputa a reeleição) por entender a responsabilidade em manter a Comissão de Direitos Humanos no campo progressista. Diferente do (André) Corrêa (DEM), que, antes de ser preso (na Operação Furna da Onça), barganhou com a comissão oferecendo-a ao PSL.

A senhora fará oposição ao governador eleito Wilson Witzel?

Será uma oposição responsável e republicana. Não é razoável, por exemplo, que ele apresente como solução para a violência no Rio “mirar na cabecinha” de um suspeito com um suposto fuzil nas mãos. É um crime contra a humanidade. O ex-juiz sabe que não há pena de morte no Brasil, mas quer aplicá-la em função do seu novo cargo.

Qual será a sua bandeira como deputada?

Sem dúvida a defesa intransigente da vida dos jovens negros e das mulheres. Porque são eles as principais vítimas das violações do próprio Estado, seja por sua ação ou omissão.

Que legado de Marielle Franco influenciará no seu trabalho?

A luta contra desigualdades. O legado da Mari é universal. Todos que defenderem a população que sofre com o racismo, o machismo e a LGBTfobia carregam essa responsabilidade. Em especial, quando se remete à memória de uma mulher, negra, lésbica e favelada que ocupou a política para garantir a democracia.

 

+ sobre o tema

Meu problema é pequeno comparado à atrocidade com Marielle, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) qualificou...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Raquel Dodge quer ter acesso às investigações do caso Marielle

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, quer ter acesso...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...
spot_imgspot_img

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...
-+=