Segundo exame descarta ebola em africano internado no Rio

Deu negativo para ebola o resultado do segundo exame laboratorial feito no paciente Souleymane Bah, de 47 anos, pelo Instituto Evandro Chagas. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

O primeiro exame das amostras também deu negativo para infecção pelo vírus. O primeiro resultado foi divulgado sábado (11) pelo Ministério da Saúde.

O homem vindo da Guiné, na África Ocidental, chegou ao Brasil no dia 19 de setembro e foi atendido na Unidade de Pronto Atendido Atendimento de Cascavel (PR). Desde sexta-feira (10), o paciente se encontra em observação no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI).

O resultado definitivo do exame descartou assim o primeiro caso suspeito de ebola no Brasil.

Segundo o ministro Arthur Chioro, os critérios para a alta do paciente serão analisados pela equipe médica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio, onde está internado. As pessoas que tiveram contato com ele, e que ficaram em observação, foram liberadas do monitoramento.

O ministro disse que as medidas de prevenção da doença permanecem iguais. “Todas as medidas de prevenção e de vigilância em relação ao ebola permanecem. Ao mesmo tempo que passamos tranquilidade à população, entendemos que se trata de uma enfermidade de risco pequeno, mas que não podem ser descartadas as medidas de prevenção”, avaliou o ministro.

O africano Souleymane Bah saiu do isolamento e está internado em quarto normal da unidade. De acordo com a Fiocruz, a data da alta ainda está sendo definida entre o Ministério da Saúde e a Fundação. Souleymane Bah foi transferido, de avião, na manhã de sexta-feira (10), de Cascavel, no Paraná, onde foi atendido na Unidade de Pronto-Atendimento Brasília, para o Rio e foi levado com esquema de isolamento para o instituto. Ele chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão, na zona norte do Rio.

Nesta terça, às 10h, os médicos que atendem o africano vão dar uma entrevista. O encontro com a imprensa será no prédio sede da Fiocruz.

 

Fonte: Jornal do Brasil

+ sobre o tema

Pelo direito à vida dos povos indígenas

A Comissão Arns, mais uma vez, denuncia a violência...

Contaminado: o drama de um ex-funcionário de fábrica de remédios

LUCAS SAMPAIO, DE COSMÓPOLIS (SP) José Messias Moreira, 50, trabalhou por...

‘Antes de mudar a política de drogas, temos que aprender tudo sobre elas

Para neurocientista Carl Hart, da Universidade de Columbia criminalização...

Trabalho escravo: fiscalização resgata 59 trabalhadores em Minas

Operação de fiscalização resgatou 59 trabalhadores em condição de...

para lembrar

Marrocos sedia 2º fórum mundial de direitos humanos

Nesta edição, estão previstas discussões sobre justiça, economia, sociedade...

Uns chamam de vandalismo. Mas é democracia

Por: Leandro Sakamoto Quem vê pela TV o...

Políticas preventivas de HIV/Aids estão ameaçadas, dizem especialistas

Há restrição a campanhas de conscientização mais incisivas e...

Evento promove diálogo entre sociedade civil e parlamentares em defesa dos Direitos Humanos

Com o início da nova legislatura, movimentos sociais e...
spot_imgspot_img

Edital: Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos

O Labora - Fundo de Apoio ao Trabalho Digno e o Fundo Brasil de Direitos Humanos convidam grupos, coletivos e organizações da sociedade civil...

Fundo Brasil abre editais para organizações e movimentos populares de defesa dos direitos humanos

O Fundo Brasil de Direitos Humanos anunciou o lançamento de três editais, com o objetivo de apoiar movimentos populares e da sociedade civil no...

Dez propostas de Geledés são incorporadas no rascunho da Declaração dos Direitos dos Afrodescendentes

Geledés -Instituto da Mulher Negra obteve uma vitória importante no encerramento da 23ª sessão do Grupo de Trabalho Intergovernamental sobre a Implementação Eficaz da...
-+=