Segundo exame descarta ebola em africano internado no Rio

Deu negativo para ebola o resultado do segundo exame laboratorial feito no paciente Souleymane Bah, de 47 anos, pelo Instituto Evandro Chagas. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

O primeiro exame das amostras também deu negativo para infecção pelo vírus. O primeiro resultado foi divulgado sábado (11) pelo Ministério da Saúde.

O homem vindo da Guiné, na África Ocidental, chegou ao Brasil no dia 19 de setembro e foi atendido na Unidade de Pronto Atendido Atendimento de Cascavel (PR). Desde sexta-feira (10), o paciente se encontra em observação no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI).

O resultado definitivo do exame descartou assim o primeiro caso suspeito de ebola no Brasil.

Segundo o ministro Arthur Chioro, os critérios para a alta do paciente serão analisados pela equipe médica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio, onde está internado. As pessoas que tiveram contato com ele, e que ficaram em observação, foram liberadas do monitoramento.

O ministro disse que as medidas de prevenção da doença permanecem iguais. “Todas as medidas de prevenção e de vigilância em relação ao ebola permanecem. Ao mesmo tempo que passamos tranquilidade à população, entendemos que se trata de uma enfermidade de risco pequeno, mas que não podem ser descartadas as medidas de prevenção”, avaliou o ministro.

O africano Souleymane Bah saiu do isolamento e está internado em quarto normal da unidade. De acordo com a Fiocruz, a data da alta ainda está sendo definida entre o Ministério da Saúde e a Fundação. Souleymane Bah foi transferido, de avião, na manhã de sexta-feira (10), de Cascavel, no Paraná, onde foi atendido na Unidade de Pronto-Atendimento Brasília, para o Rio e foi levado com esquema de isolamento para o instituto. Ele chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão, na zona norte do Rio.

Nesta terça, às 10h, os médicos que atendem o africano vão dar uma entrevista. O encontro com a imprensa será no prédio sede da Fiocruz.

 

Fonte: Jornal do Brasil

+ sobre o tema

Racismo Prejudica Combate a AIDS

Entrevista/Karen Bruck Coordenadora do Programa Integrado de Ações Afirmativas para...

‘Novo câncer’ pode ser desencadeado por implante de silicone

Um novo tipo de câncer, chamado linfoma anaplásico de...

Cerca de 100 especialistas em HIV estavam em avião da Malásia

Mortes de dezenas de destacados especialistas na área provocam...

“Mais Médicos” reforça a atenção básica na Maré

A Vila dos Pinheiros, uma das 15 comunidades que...

para lembrar

Estudantes africanos criam Campanha para mostrar diversidade da África: “não somos um país”

Campanha traz estudantes segurando bandeiras de países do continente...

A história escondida: a participação dos soldados das colônias africanas nas grandes guerras

Por Herbert Ekwe-Ekwe*, republicado em O Povo Grandes guerras Em texto primoroso...

A África e suas lutas

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE...

Países africanos devem preparar-se para o impacto da Gripe A H1N1

Fonte: Agola Press - Luanda - O director regional...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=