‘Sem Descanso’, premiado documentário de Bernard Attal, divulga trailer

O documentário mostra como Geovane, um jovem morador da suburbana de Salvador, Brasil, foi levado, em 2014, por uma viatura da Policia Militar em pleno dia. Depois de uma investigação conduzida pelo próprio pai e pelo jornal local, o corpo foi encontrado esquartejado e sete policias foram indiciados. A polícia brasileira é uma das mais violentas no mundo. As vítimas são principalmente os jovens negros da periferia das cidades.

Os casos são raramente elucidados e as famílias ficam na ignorância do destino dos seus filhos. Mas o pai de Geovane se recusou a descansar até descobrir o paradeiro do seu filho. A narrativa, de caráter investigativo, costura a trama e a procura das raízes históricas e sociológicas da violência policial. O documentário foi produzido pela Santa Luzia e tem distribuição da Livres Filmes.

Nas palavras do diretor Bernard Attal, “a violência policial no Brasil alcançou tal nível que se pode falar hoje de um verdadeiro genocídio contra a juventude negra das periferias das cidades.  A culpa é da sociedade toda, não somente da policia, mas também dos governantes, do judiciário e da população em geral que tolera tal violência.”

Participações em festivais – Sem Descanso (Restless)

Thessalonik Documentary Film Festival: seleção oficial (Grecia)

Black Montreal International Film Festival: Melhor Documentário (Canada)

Saint Louis International Film Festival (EUA)

Fenavid International Film Fest (Bolivia): Prémio Signis Melhor Documentário

Yale Latino Film Festival (EUA)

Agenda Brasil (Italia)

Festival do Nuevo Cinema de Havana (Cuba)

Festival Altantidocs (Uruguai)

Competição Principal da Première Brasil do Festival do Rio 2019

Toronto Black Film Festival (Canada)

Halifax Black Film Festival (Canada)

Festival Au Cinéma Pour Les Droits Humains (França)

Araial Cinefest: Melhor longa metragem

Panorama Internacional de Cinema

Impact Doc Awards: menção de excelência

Sem Descanso (Restless) – Documentário: 2019, 78 min
Idiomas: Português (subtítulos in Inglês, Francês, Espanhol)
Não recomendado para menores de 14 anos

Ficha Técnica
Direção: Bernard Attal
Roteiro: Bernard Attal, Fabiola Aquino
Produção Executiva: Gel Santana e Fabiola Aquino
Direção de Fotografia: Matheus Rocha
Montagem: Marcos Lé
Direção de arte: Carol Tanajura
Música: Silvain Vanot
Desenho de som: Pedro Garcia e Eduardo Ayrosa

Bio do diretor

Bernard Attal estudou cinema na NewSchool de Nova Iorque. Ele mora no Brasil desde 2005.  Ele dirigiu três curtas-metragens (29 Polegadas, Ilha do Rato e Passeio de Bicicleta) e um documentário para a televisão pública brasileira, Os Magníficos. Todos esses filmes participaram e foram premiados em festivais ao redor do mundo, inclusive Palm Springs, Chicago, London-BFI, Clermont-Ferrand. Seu primeiro longa-metragem de ficção, A Coleção Invisível, adaptado de uma novela de Stefan Zweig, foi lançado nas salas comerciais em 2013, recebeu quinze prémios no circuito internacional dos festivais (Nashville, Bogotá, Lisboa, Newport Beach, Paris) e foi licenciado para vários canais como HBO, Telecine, Canal Brasil, e In-flight Entertainment. Em 2017, Bernard finalizou uma comedia para televisão, “A Finada Mãe da Madame” e em 2018, um curta metragem (“DELA”) que abriu o encontro dos BRICS no Durban Internacional Film Festival para o centenário do nascimento de Nelson Mandela.

Produtora Santa Luzia

Santa Luzia Filmes está estabelecida em Salvador (BA) desde 2017, com objetivo de produzir filmes independentes, de documentário e de ficção. Entre os longas recentemente produzidos: em 2019, o documentário RIO DE VOZES, (em finalização), com  dir. Andréa Santana & Jean-Pierre Duret, e o documentário SEM DESCANSO, direção Bernard Attal, que foi selecionado no Thessalonik Documentary Film Festival, e para a Mostra Competitiva do Festival do Rio. Em 2017, lançou a comedia A FINADA MÃE DA MADAME para televisão e em 2013, o longa-metragem de ficção A COLEÇÃO INVISÍVEL, com direção Bernard Attal (35mm, 89 min), com Vladimir Brichta, e Walmor Chagas. As obras produzidas pela Santa Luzia Filmes foram selecionadas em mais de duzentos festivais ao redor do mundo e licenciadas para HBO, Canal Brasil, Telecine, TVE, Amazon Prime, In-Flight Entertainment.

Distribuidora

A Livres Filmes é uma empresa que entrou em 2014 no mercado de distribuição com a missão de atuar junto ao nicho da produção independente brasileira. Além da distribuição, a Livres vem atuando no desenvolvimento de obras desde a sua concepção, buscando fomentar obras audiovisuais brasileiras ou em coprodução voltadas para o circuito cultural das salas de cinema, das plataformas VOD e TVs. Campanhas de Impacto para lançamento, designer de público e difusão em circuitos alternativos são expertises que fazem parte do trabalho da distribuidora.

+ sobre o tema

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou...

A ciência não é neutra, muito pelo contrário: racismos em Max Weber

Esse texto tem como base de sua reflexão algumas...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

para lembrar

Caso Marielle: Dino abre inquérito da PF para investigar assassinatos de vereadora e motorista

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a abertura de...

Usher também quer falar de racismo em “Chains”, em um dos melhores clipes da sua carreira

Ainda que caminhemos a curtos passos, as discussões sobre...

Norte-americanos brancos se unem aos protestos contra o racismo

Cada dia mais americanos brancos se unem aos protestos...
spot_imgspot_img

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=