Seminário discute garantia de direitos das mulheres como requisito para os direitos humanos

Campo Grande (MS) – Na sociedade que evolui em diversos aspectos, a garantia dos direitos humanos ainda é uma batalha a ser vencida. Quando o assunto são os direitos das mulheres, a discussão não pode ser dissociada, ou tratada como assunto particular.

Esta opinião foi discutida durante o I Seminário Estadual “Os Direitos das Mulheres são Direitos Humanos”, promovido pela Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. O objetivo do evento é possibilitar formação aos participantes, no intuito de criar e fortalecer os conselhos de direitos das mulheres, sobretudo no interior do Estado.

De acordo com Carla Stephanini, coordenadora especial de Políticas Públicas para as Mulheres, ao se promover o debate sobre direitos das mulheres é o primeiro passo para a garantia dos direitos. “Somente tendo seus direitos garantidos se torna possível possibilitar o protagonismo feminino nas áreas social, político, econômico e cultural”, explica Carla.

Entre os assuntos discutidos no seminário estão os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, e o enfrentamento à violência contra a mulher. Um dos principais instrumentos de combate aos casos de violência é a Lei Maria da Penha, um instrumento jurídico particular para atender desde ameaças até agressões físicas, abrangendo a família – em escala ascedente e descendente – e a comunidade onde o fato ocorre.

Ainda segundo Carla, um dos papéis da Coordenadoria é disseminar as informações sobre os direitos das mulheres, valendo-se da premissa que a informação é uma arma na luta pela garantia de direitos. “Não se pode afirmar que as mulheres tem seus direitos humanos garantidos quando ainda se encontra situações que obrigam as mulheres a condições precárias de trabalho, discriminação de genêro, orientação sexual, raça e etnia, e em especial a violência”, afirma a coordenadora.

Para permitir que os direitos humanos sejam certificados para toda a sociedade, e, no caso, o público feminino, a Coordenadoria da Mulher atua dentro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, um trabalho conjunto que encoraja as vítimas a denunciarem, que se fortalece com o apoio da sociedade, e que ultrapassa governos, instalando-se como ferramentas necessárias à manutenção da dignidade e o respeito.

O I Seminário Estadual “Os Direitos das Mulheres são Direitos Humanos” contou com a participação de advogados, estudantes, assistentes sociais e demais convidados.

Fonte: Pantanal News

+ sobre o tema

Canadá autoriza uso do véu islâmico para mulheres policiais

Com a esperança de recrutar mais mulheres muçulmanas, a...

Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital gratuita

Famílias de baixa renda de 439 municípios podem solicitar...

Awid reuniu 2 mil ativistas de 140 países

O 13° Fórum Internacional da AWID reuniu 2 mil...

CNDH denuncia trabalho escravo em oficinas de costura em São Paulo

Uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)...

para lembrar

Mascu promete derrotar o feminismo sozinho

Por saberem que suas ideias causarão um ataque de...

O racismo não está nas diferenças – Por: Jarid Arraes

No último dia 25, Dia Nacional da Mulher Negra, data...

Bento Kangamba chegava a pagar 100 mil dólares por sexo com brasileiras

Continuam a vir às catadupas, as provas...

Nem machistas, nem fascistas

Um coletivo de homens que questiona seus privilégios, levanta...
spot_imgspot_img

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...
-+=