‘Sim, ela pode’: Obama renova o próprio slogan em apoio a Kamala Harris durante convenção democrata

Enviado por / FonteG1, por Wesley Bischoff

Ex-presidente fez apelo por união e disse que Kamala governará para todos. Ex-primeira-dama Michelle Obama também discursou e fez ataques a Donald Trump.

O ex-presidente Barack Obama renovou o slogan da campanha presidencial dele de 2008 em apoio a Kamala Harris, durante a Convenção do Partido Democrata: “sim, ela pode”. Obama discursou na noite desta terça-feira (20).

Obama começou o discurso afirmando que estava se sentindo esperançoso e brincou, dizendo que as convenções do partido dão sorte para pessoas com “nome engraçados”.



Na sequência, Obama passou a atacar Donald Trump. Ele afirmou que o candidato republicano tem comportamentos perigosos e defende apenas os próprios interesses.

“Temos um bilionário de 78 anos que não para de reclamar sobre os problemas dele”, disse. “A verdade é que Donald Trump vê o poder apenas como um meio para chegar aos próprios objetivos.”

Depois, Obama destacou as diferenças entre Trump e Kamala. Ele afirmou que a candidata democrata nasceu sem privilégios e relembrou a carreira dela como procuradora-geral da Califórnia.

“Kamala Harris não vai focar nos próprios problemas. Ela vai focar nos problemas de vocês. Como presidente, não vai ficar atendendo apenas apoiadores e punir quem se recusar a se ajoelhar para ela. Ela vai ajudar cada americano”, disse.

Enquanto Obama falava sobre o plano de governo de Kamala, alguém na plateia gritou “sim, ela pode”. O público, então, fez uma referência ao mote da campanha presidencial de Obama em 2008: “sim, nós podemos”. O democrata endossou o apoio, renovando o próprio slogan.

O ex-presidente também pediu a ajuda de apoiadores para desencorajar conflitos e fez um apelo pela união entre os norte-americanos.

“Precisamos retornar para uma América onde vamos trabalhar juntos e cuidar uns dos outros. É sobre isso que essa eleição vai tratar.”

Ao longo do discurso, Obama elogiou o governo do atual presidente, Joe Biden. O democrata afirmou que fez uma ótima escolha ao escolher Biden para ser o vice-presidente dele, entre 2009 e 2017.

“A história vai lembrar Joe Biden como um presidente que defendeu a democracia em um momento em que ela passava por um grande risco”, disse.

Amizade

Barack Obama e Kamala mantêm uma amizade de quase 20 anos. Ela fez campanha para ele nas eleições de 2008 e discursou durante a convenção democrata de 2012 para declarar apoio à reeleição do então presidente.

Enquanto isso, Obama alavancou a candidatura de Kamala como procuradora-geral da Califórnia em 2010. Seis anos depois, ele também participou da campanha dela ao Senado dos Estados Unidos.

Neste ano, Obama declarou apoio à candidatura de Kamala à Casa Branca cinco dias após Joe Biden anunciar que iria desistir de concorrer à reeleição. Na época, ele divulgou um vídeo de uma ligação telefônica para Kamala e disse que ela seria uma “presidente fantástica”.

A convenção democrata começou na segunda-feira (19) e vai até quinta-feira (22). Kamala fará seu discurso oficial apenas no último dia. O vice na chapa, Tim Walz, discursará nesta quarta-feira (21).

Michelle Obama

A ex-primeira-dama Michelle Obama durante discurso na Convenção do Partido Democrata, em 20 de agosto de 2024 — Foto: REUTERS/Mike Segar

Antes do ex-presidente, a ex-primeira-dama Michelle Obama também discursou. Ela contou um pouco da história dela e disse que tem os mesmos valores que Kamala.

“Dos dois principais candidatos dessa corrida eleitoral, apenas Kamala entende o trabalho que não é valorizado e o compromisso que sempre fez com que a América fosse grande”, afirmou.

A ex-primeira-dama criticou Donald Trump e disse que o republicano sempre tentou fazer com que as pessoas tivessem medo dos democratas com base em mentiras.

“Quando eles vão por baixo, nós vamos por cima”, disse ela. “Vão mentir sobre Kamala e devemos fazer algo a respeito.”

Impacto Obama

Barack Obama foi presidente dos Estados Unidos por dois mandatos, entre 2009 e 2017. Ele foi sucedido por Donald Trump.

Mesmo fora da Casa Branca, o ex-presidente continuou desempenhando um papel de influência importante dentro do Partido Democrata.

Segundo a imprensa norte-americana, por exemplo, Obama pressionou Biden para que ele desistisse da reeleição. Isso acabou irritando o atual presidente, que cedeu.

Muitos veem Barack Obama como um dos responsáveis por uma revolução dentro do Partido Democrata.

Além de ter sido o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Obama venceu as duas eleições que disputou por uma vantagem considerável, principalmente no colégio eleitoral. Ele encerrou a gestão com 60% de aprovação.

Biden já discursou

Joe Biden discursa durante a Convenção do Partido Democrata — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um balanço de governo durante discurso no primeiro dia de Convenção do Partido Democrata, na segunda-feira. Em tom de despedida, Biden disse que a democracia precisa ser preservada, fez críticas a Donald Trump e elogiou Kamala Harris.

Ao longo do discurso, o democrata criticou Trump, afirmando que o ex-presidente não cumpriu promessas de campanha. Biden também ressaltou políticas públicas para saúde e defendeu o direito ao aborto.

“Donald Trump vai conhecer o poder das mulheres em 2024”, afirmou.

O presidente encerrou o discurso afirmando que cometeu muitos erros durante a carreira, mas que deu o seu melhor pelos Estados Unidos.

“Por 50 anos, como muitos de vocês, dei meu coração e alma à nossa nação e fui abençoado milhões de vezes em troca do apoio das pessoas.”

+ sobre o tema

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para...

Saiba quem são os 55 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo em 2024

Os moradores de São Paulo elegeram 55 vereadores neste...

Constituição, 36 anos: defender a democracia

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação...

A cidadania vai além das eleições

Cumprido ontem o dever cívico de ir às urnas...

para lembrar

Ibope: Dilma abre 12 pontos sobre Serra em Minas

A candidata petista Dilma Rousseff abriu 12 pontos...

Bolsa Família reduziu a 4,8% parcela em extrema pobreza, diz governo

Por: Robson Bonin   Ministra Márcia Lopes divulgou estudo com perfil...

O que significa ‘ser de esquerda’?

O posicionamento discursivo e político dito 'esquerda' foi estabelecido...

O nascimento da economia solidária mundial

Meados do ano de 2032. Algum lugar no Brasil,...

Eleições municipais são alicerce da nossa democracia

Hoje, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer às urnas e eleger seus prefeitos e vereadores. Cerca de 400 mil candidatos, sendo 13.997...

Eleição: Capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens do que a cidade do Rio de Janeiro, que costuma estar nos noticiários com cenas...

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção, mostra B3

A presença de mulheres e pessoas negras em cargos de direção em empresas listadas na bolsa brasileira regrediu em 2024, em comparação com o...
-+=