quarta-feira, agosto 17, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher Negrastephanie ribeiro, feminista, negra, silenciada

stephanie ribeiro, feminista, negra, silenciada

no facebook, é permitido: ser masculinista, racista, misógino. não é permitido: uma mulher negra falar contra o racismo.

Por alex castro, do Outrofobia

Doaa-Eladl

stephanie ribeiro, 21 anos, aluna de arquitetura na PUC-Campinas, é uma das militantes mais ativas do feminismo negro na internet.

mas, segundo o facebook, stephanie não é uma boa menina: ela está um mês de castigo, seu perfil bloqueado. não pode fazer posts: só reproduzir fotos do instagram e usar o bate-papo.

seu crime: racismo.

isso mesmo: uma das principais vozes do feminismo negro na internet brasileira foi silenciada por acusação de racismo. contra mulheres brancas!

por ter escrito sobre a solidão das mulheres negras.

por ter escrito sobre o fenômeno da chamada “palmitagem”, ou seja, o fato de homens negros muitas vezes saírem ou namorarem com mulheres mais brancas, e assim sucessivamente, até que, na dança das cadeiras do mercado matrimonial brasileiro, quem acaba sobrando são sempre as mulheres negras, duplamente oprimidas, por serem mulheres e por serem negras.

(sobre isso, escrevi um artigo para as blogueiras feministas: racismo, miscigenação e casamentos interraciais no brasil.)

enfim, nada de novo no front da internet brasileira.

stephanie postou que vai aproveitar o mês de castigo para descansar. e faz bem.

eu discordo da stephanie em algumas coisas, concordo na imensa maioria, mas, concordando ou discordando da militância da stephanie, estamos todas no mesmo lado: racista ela não é.

racistas são as pessoas contra quem ela luta.

* * *

sobre silenciamento de mulheres, um texto aqui do blog: sou mulher, me deixe falar!

stephanie ribeiro, censurada. por vitor teixeira.
stephanie ribeiro, censurada. por vitor teixeira.

uma entrevista da stephanie, em vídeo

 

 

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench