Guest Post »

Tela Preta TV . Uma TV para todos, mas pensada por nós

Entretenimento. Poder. Novas narrativas. Na conexão Rio e São Paulo, jovens atores, produtores, diretores e profissionais técnicos do audiovisual, negros, decidem pensar uma televisão que busque atender a todas às demandas de entretenimento.

por Licinio Fonseca enviado por Adriana Graciano para o Portal Geledés

IMAGEM: Adriano Oliveira

Inspirador nos canais de TV de Oprah WinFRey (OWN), Issa Rae (CoCre.TV), Kevin Hart (LOL Networks) e outros, a Tela Preta TV se propõe em promover o protagonismo negro como disparador de tantos outros aspectos importantes, como representatividade, visibilidade, legitimidade, imaginário e afeto. Colocar em pauta outras lutas e vozes abafadas, abarcando questões como feminismo, gênero e desigualdade social. Produzir conteúdos socialmente relevantes, esteticamente interessantes e dramaturgicamente envolventes. Por em cena uma ficha técnica composta em sua maioria por negros, criando esse espaço de protagonismo e incentivando outros artistas a fazerem o mesmo.

O dia 20 de Novembro foi o dia escolhido como o dia da estreia do canal para que a Tela Preta TV seja abençoada por aqueles que lutarem e morreram pelo surgimento de uma nova narrativa negra. Uma narrativa feita por nós mesmo.

IMAGEM: Adriano Oliveira

Inicialmente serão cinco programas, mas outros três já estão em fase de pré produção, sendo um deles infantil, que será apresentado pela Elis MC.

O Youtube será a primeira plataforma, junto com o site do canal, que está em construção.

Curta o Tela Preta TV no Instagram

Os Programas:

Passa lá em casa: Segunda feira o casal e também sócios Drayson Menezzes e Orlando Caldeira, e seu cachorro Leopoldo, recebem convidados em sua casa para um bate-papo informal sobre  empreendedorismo e autoprodução. O programa mostra o corre real de quem tem uma iniciativa própria, revelando um pouco da intimidade dos apresentadores e dos convidados.

Terça Trash: Como o próprio nome já introduz, as terças-feiras a equipe técnica irá expor e comentar, em um clima cômico e divertido, os bastidores e as cenas cortadas de todos os programas.

Rolezinho: Quartas-feiras Mariana Oliveira e Licínio Januário vão atrás de personalidades pretas de relevância para a comunidade preta, e adentram no dia a dia dessas personalidades para mostrar,família, os amigos, os trabalhos. Eles vão invadir a casa dessas personalidades, os eventos, os espetáculos, etc. TUDO!

Vem com as pretas: Partindo do centro de São Paulo, às quintas feiras Sol Menezzes e Agatha Fabiano acompanham o dia a dia e processos de criação de modelos, stylists, estilistas, fotógrafos e personalidades da moda que vem se destacando na cena Paulistana. Adentrando os closets e a vida pessoal, o estilo de cada um irá ditar o ritmo do programa

Pipoca Preta: Para animar aqueles que adoram passar o final de semana em casa vendo filme, as sextas feiras Mariana Oliveira e Licínio Januário mapeiam filmes produzidos e dirigidos por negrxs na presença de um ou mais convidados, midiáticos ou não, mas que tenham ligação com as artes cênicas e visuais.  De forma divertida e descontraída, o Pipoca Preta tem como objetivo divulgar esses filmes que não são de conhecimento do público, que apresentam o corpo negro humanizado e junto com os convidados serão levantadas críticas sobre os filmes e uma discussão sobre o cinema preto mundial, passado e presente.

 

Ficha Técnica

Apresentadores

Mariana Oliveira

Sol Menezzes

Agatha Fabiano

Drayson Menezzes

Licínio Januário

Orlando Caldeira

Direção Geral

Mariana Oliveira

Sol Menezzes

Licínio Januário

Produção

Coletivo Preto

Coletivo Nanã

Príncipes Negros Cultural

Produção Executiva (RJ):

Mariana Oliveira

Sol Menezzes

Licínio Januário

Drayson Menezzes

Orlando Caldeira

Produção Executiva (SP):

Gabriel Rezende

Assistente de Direção (SP):

Anderson Pereira

Alex Silva

Assistente de Produção (RJ):

Nuria Kiffen

Jonathan Fontella

Davi Reis

Assistente de Produção (SP):

Julia Nemeth

Pedro Veríssimo

Direção de Fotografia (RJ):

Juliana Nascimento

Gabriela Reis

Aritson Alfredo

Mariana Oliveira

Daniel TV

Direção de Fotografia (SP):

Naina Costa

Lincoln Aguiar

Assistente de Fotografia / Making Off:

Julio Limiro

Iluminação:

Pedro Carneiro

Operação de Som (RJ):

Mariana Graciotti

Thiago DiDeus

Dudu Falcão

Operação de som (SP):

Letícia Yabá

Edição:

Mariana Oliveira

Pedro Carneiro

Identidade Visual

Camila Rodrigues

Design Gráfico

Juliana Messias

Stylist (SP)

Agatha Fabiano

Assistente de Stylist (SP)

Yorhan Mathias

Assessoria de Imprensa e Marketing

Duetto Comunicação

Parceiros

Produção Preta

Instituto Criar

Apoio

Afrocriadores

Damião Space

Teatro Faroeste (Amarelinho)

Iracema Rosa Filmes

Felipe Fanaia

Rober Dognani

POLEN.

Brechó Rua da Saudade

AfroCriadores

Baobá Brasil

Lira

Yolo Party

Galo Solto Saias Masculinas

 

Turnê de Lançamento:

Feira Preta (18/11)São Paulo

Aparelha Luzia (19/11)São Paulo

Terreirão Negro (20/11) Rio de Janeiro

Artigos relacionados