Trabalho escravo e comida feita de lixo erguem barreiras contra o país

Parlamento europeu pode levantar barreiras contra produtos brasileiros, devido ao trabalho escravo; e segurança alimentar é questionada por especialistas.

Do Jornal Correio do Brasil

Não bastassem as críticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Procuradoria-Geral da República (PGR), o governo do presidente de facto, Michel Temer, acaba de colocar o Brasil na lista suja, mundialmente, dos países que permitem o trabalho escravo. Após manifestação da OIT, a procuradora-Geral, Raquel Dodge, encaminhou, na véspera, um ofício ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Ela solicitou a revogação da portaria que precariza as relações de trabalho no país.

Enquanto Doria distribui lixo reciclado em forma de comida, Temer transforma os pobres em escravos

De acordo com Dodge, o texto publicado no Diário Oficial da União fere a Constituição Federal e afronta o artigo 149 do Código Penal e as Convenções 29 e 105 da OIT. “Esta portaria indica retrocesso nas garantias básicas da dignidade humana estabelecida na política pública anterior”, escreveu a procuradora.

Barreira internacional

A presença do Brasil no rol dos países em que o trabalho escravo é tolerado terá impacto imediato sobre as exportações. De acordo com representantes da União Europeia (UE) e do setor empresarial brasileiro, trata-se de um novo obstáculo para o comércio internacional.

Na segunda-feira (16), uma portaria alterou a definição de trabalho escravo, os critérios de autuação e a forma de divulgação da chamada “lista suja” com o nome dos envolvidos nesse tipo de crime.

— Não podemos aceitar a importação de produtos feitos sob condições de escravidão — disse a finlandesa Heidi Hautala, deputada no Parlamento Europeu, braço Legislativo da UE.

Trabalho escravo

Para Hautala, a decisão do governo brasileiro ainda pode criar “obstáculo” às negociações do acordo de livre comercio entre UE e o Mercosul.

Rascunhos do acordo que circulam – em discussões conduzidas há anos, sem consenso – mencionam o fim do trabalho escravo.
Outros tratados de comércio com a UE foram congelados no passado por esse tipo de preocupação. Por exemplo, houve resistência à indústria têxtil do Uzbequistão.

O Parlamento Europeu tem se preocupado com essa questão. Em outubro de 2016, pediu o endurecimento das regras para a identificação de trabalho escravo. Exportações precisariam de uma certificação de que respeitam determinados parâmetros, incluindo a ausência de trabalho escravo.

Ração polêmica

Em meio ao retrocesso do país na área trabalhista, a segurança alimentar dos brasileiros também é colocada em risco pelo mesmo grupo político que, segundo a presidenta deposta Dilma Rousseff (PT), também pretenderia “revogar a Lei Áurea”. Prefeito de São Paulo, o empresário João Doria (PSDB) anunciou que, até o fim deste mês, o lixo reciclado e transformado em uma espécie de ração, chamada de “farinata”, será incorporada à merenda escolar na rede pública.

Além de trabalhar por comida, esta será os restos que a sociedade disponibilizará aos trabalhadores. Sem qualquer estudo sobre uma real necessidade do produto para as crianças, o anúncio do prefeito surpreendeu até a Secretaria de Educação. Sem nenhuma consulta sobre a decisão, Doria atropelou as normas municipal e federal que regem a alimentação escolar.

A farinata é uma farinha feita com alimentos perto da data de validade que seriam descartados por produtores ou revendedores. O produto serve de base para o granulado alimentar. O produto virou polêmica nos últimos dias. Doria divulgou que distribuiria o composto para famílias de baixa renda da cidade.

Coletiva

Em entrevista, na véspera, Doria disse que a Secretaria de Educação já tem autorização para utilizar o “alimento solidário” na merenda das crianças; “de forma complementar”.

— Com todas as suas características de proteína, de vitamina, de sais minerais, para a complementação desta merenda. E já com início neste mês de Outubro — disse o prefeito. O secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, não estava presente à coletiva.

A alimentação escolar é orientada por legislação específica, de âmbito municipal e federal. A Secretaria de Educação tem ainda um departamento de merenda; a quem cabe definir o cardápio que seja condizente com a necessidade nutricional das crianças.

+ sobre o tema

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

Documentário que mostra a farsa do impeachment é premiado em Berlim

Documentário que mostra a farsa do impeachment é premiado...

Em cada três assassinatos no Brasil, dois são de negros

De 2005 para 2008, houve uma queda de 22,7%...

para lembrar

Kotscho: o que diferencia o Jornal Nacional do horário político?

Pelos comentários que leio diariamente aqui, os leitores...

Mulheres denunciam Opus Dei em relatos de trabalho análogo à escravidão

A Opus Dei reúne hoje 95 mil integrantes em todo o...

Os 8 bilionários que têm juntos mais dinheiro que a metade mais pobre do mundo

Os oito homens mais ricos do mundo possuem tanta...

Quarenta jovens europeus morrem por violência todo dia

Mais de 15 mil jovens morrem anualmente por...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=