Trio dos EUA voa sem recordista mundial: ”Medalha ninguém tira”

Três bandeiras dos Estados Unidos no pódio. E isso porque a  atual recordista mundial ficou em casa. A final olímpica provou que ninguém é melhor do que as americanas na prova dos 100m com barreiras. Lideradas pela campeã Brianna Rollins, Nia Ali (prata) e Kristi Castlin (bronze) tiveram uma noite mágica na pista do Engenhão. Após deixarem todas as rivais para trás no Rio, o trio parecia não acreditar no resultado histórico para o atletismo do país.

Por Amanda Kestelman Fabrício Marques, Helena Rebello e Marcos Do Globo 

– Sou muito grata por termos vindo e conseguido esse momento histórico. Isso mostra como somos fortes. Qualquer uma podia ter vencido, mas conseguimos atingir nossa meta – disse a agora campeã olímpica, Rollins.

gettyimages-591632268

O mais curioso é que a atleta mais rápida de todos os tempos da prova, Kendra Harrison, assistiu toda essa festa pela televisão. Aos 23 anos, a atleta não conseguiu a vaga ao falhar e ser apenas a sexta colocada na seletiva de seu país. Ficar entre as três na competição local é critério de convocação único. Pouco depois da decepção, ela deu a volta por cima e conseguiu a façanha de correr a 12s20 e quebrar o recorde mundial que perdurava 28 anos.

gettyimages-591634102

– Nos sentimos obrigadas a dar o máximo de nós. Não apenas por Keni (Kendra Harrison), mas por termos as principais corredoras do mundo nos Estados Unidos. Concentramos em dar nosso melhor. Se você se concentrar nos outros, perde o foco. Keni quebrou o recorde mundial e ficamos muito felizes. Mas recorde é feito para ser quebrado, e a medalha ninguém tira de nós  – disse Kristi Castlin.

As medalhistas olímpicas também trataram de celebrar o momento positivo das mulheres americanas nos Jogos Olímpicos. Essa foi a primeira vez que um pódio da prova é formado 100% por atletas do mesmo país.

– Estou muito feliz de fazer parte deste momento das meninas negras! Trabalhamos como equipe e conseguimos esse feito. O primeiro na história dos Estados Unidos. Marcamos história – disse Castlin.

– Já vimos Katie Ledecky, Simone Biles e tantos americanos maravilhosos em diferentes esportes, acho que isso nos motivou. Aumentou nossa energia – completou Nia Ali.

Bem longe do Engenhão, Kendra Harrison usou as redes sociais para comemorar o feito das compatriotas. Há pouco mais de três semanas, quando quebrou o recorde em uma competição em Londres, a americana lamentou sua falha na seletiva olímpica, mas garantiu que torceria muito pelas representantes dos Estados Unidos no Rio.

– Meu Deus! Parabéns, vocês fizeram história! Que incrível – postou Kendra.

2016-07-22t211032z_1481533982_s1aetrcncaaa_rtrmadp_3_athletics-england-anniversary_WXX9F9S

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Como enfrentar o sangue dos dias

Conectar as periferias que reivindicam o lugar de centro...

Brasileira que foi empregada quando criança lidera empresa social em Londres

Mariana Schreiber O trabalho de Rosa Gonçalves como empregada doméstica...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

O gosto amargo da intolerância

Billie Holiday e o racismo nos Estados Unidos Se...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

É Tempo de Anastácia!

Quantas de nós, mulheres negras, ainda somos silenciadas nos...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=