Um ato pra se sentir mulher

Encontro de Mulheres em Defesa da Democracia hoje (7), no Palácio do Planalto.

Por Dríade Aguiar Do Ninja

Assim como muitas de nós, Dilma já teve de enfrentar uma série de problemas por ser mulher, sem dúvida alguma. Na militância e na ditadura ela provavelmente teve um “tratamento privilegiado”, pelo seu gênero. Na presidência, é a única candidata que desde que concorreu pela primeira vez, é questionada sobre o aborto. Eleita, é criticada duramente por sancionar uma lei contra o feminicídio e, em meio a crise, é ela que abre mão de se pronunciar no dia das mulheres por conta de manifestações que buscam nada mais que silenciá-la.

Durante seu mandado como presidente, seu gênero, idade e passado são invisibilizados constantemente e mesmo assim tem de ficar impávida ao ouvir um “Ei Dilma vai tomar no Cu”, perante a comunidade internacional. Além das constantes piadas em torno da sua sexualidade e adesivos sexualmente ofensivos circulando pelo país.

Agora, onde vive uma das fases mais difíceis do seu mandado, é obrigada novamente a não demonstrar sentimentos. Enquanto isso, revistas se sentem no direito de enquadrá-la em um esteriótipo que nós mulheres conhecemos bem: estérica, louca, descontrolada.

433_2048x1365_052167226_900x600

Ou seja, querendo ou não, Dilma tem certeza dos desafios do que é ser uma mulher.

Mas hoje, no Ato Mulheres com Dilma, no Palácio do Planalto, tenho a convicção que Dilma compreendeu melhor ainda o que é ser mulher. E, independente da visão política, religiosa ou étnica, ser capaz de estender a uma outra mulher.

434_2048x1365_787904819_900x600

Se chama sororidade e hoje, empregadas, filósofas, políticas, cristãs, mães de Santo Yalorisás, jovens, empresárias, estudantes, margaridas, todas vieram não só prestar solidariedade a uma chefe de estado que está sob ataque em busca de um estado de direitos, mas também cuidar de outra mulher.

Dessa chefe de estado, ouvimos a importância da busca pela igualdade de gênero. De Dilma, escutamos do orgulho de ser mulher e que “nós mulheres não quebramo” e juntas, entendemos mais uma vez, o que é ser mulher.

483_2048x1365_715654105_900x600

+ sobre o tema

Sarney e Maia destacaram a presença de uma mulher na Mesa diretora

A cerimônia que deu início aos trabalhos legislativos da...

Justiça de MT autoriza aborto de feto anencéfalo em Lucas do Rio Verde

"Obrigar uma mulher a manter durante nove meses a...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...

para lembrar

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

#GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

#SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

Governo defende liberar aborto

Programa federal retoma polêmica e recomenda ao Congresso descriminalizar...
spot_imgspot_img

Golpes financeiros digitais deixam consequências psicológicas nas vítimas

Cair na conversa de um estelionatário e perder uma quantia em dinheiro pode gerar consequências graves, não só para o bolso, mas para o...

Brasil e os seus traumas: na dúvida, o esquecimento do golpe de 64

Há alguns dias corre a notícia de que o governo federal orientou os seus ministérios a não promover grandes atos ao redor da memória do...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=