Um possível chapa, Emicida lança clipe com mulheres que tiveram filhos mortos por PMs

Leandro Roque de Oliveira, o rapper Emicida, lançou nesta quarta-feira (31) o videoclipe da música “Chapa” em conjunto com as Mães de Maio. Em entrevista exclusiva à Ponte Jornalismo, o cantor afirmou que a letra, que teve a composição terminada em Cabo Verde, na África, retrata a saudade. E a ânsia de um retorno de um ente querido.

por Luís Adorno, do Ponte

Emicida concede entrevista exclusiva à Ponte Jornalismo

A ideia inicial não era ter uma letra ácida, que remetesse diretamente às famílias brasileiras vítimas de violência do Estado. Emicida teve como uma de suas inspirações para escrever a letra justamente o povo de Cabo Verde. Seus anseios e história, que deixaram marcas muito fortes presentes naquele povoado até hoje.

Videoclipe da música “Chapa”

— No entanto, a música representa essas pessoas [brasileiras]. Normalmente, e até penso isso nos shows, quando canto uma música, homenageio uma ou outra pessoa. Em “Chapa”, eu penso em todos nós. Porque cada um pode ser um chapa.

Chapa, desde que cê sumiu / Todo dia alguém pergunta de você / Onde ele foi? Mudou? Morreu? Casou? / Tá preso, se internou, é memo? Por quê?”, começa a música. Assim como começa a angústia de todo familiar que tem um ente desaparecido.

“Mal posso esperar o dia de ver você / Voltando pra gente / Só voz avisar, o portão bater / Você de um riso contente / Vai ser tão bom, tipo São João / Vai ser tão bom, que nem réveillon / Vai ser tão bom, Cosme e Damião / Vai ser tão bom, bom, bom”, conclui, com a esperança do reencontro. Que de muitas famílias brasileiras, principalmente as mais pobres e as negras, também é retirado. As pessoas não têm sequer o direito de sonhar.

Sentimento esse que é compartilhado pelas cinco senhoras chamadas para estarem no vídeo com o rapper. Sentimento que também é compartilhado por cerca de 12 mil pessoas mortas por policiais militares no Estado de São Paulo em quase 21 anos. Para essas senhoras e famílias, a esperança de poder ver novamente o filho ou familiar não existe mais.

— A gente precisa pensar, em conjunto, sobre essa fita. Os trabalhadores têm que agir, mano. Esse estalo, eu tive quando aquele moleque de 17 anos tomou um tiro de um policial, no Jardim Brasil, e ainda teve forças pra perguntar por que o cara tinha atirado nele.

— O Douglas?

— O Douglas. Pode crer. Quando eu fui na passeata, junto com os familiares, para cobrar Justiça, eu subi naquele palanque… e cortou minha brisa, mano. Fiquei pensando que pode ser qualquer um, tá ligado? Posso estar voltando do show, do rolê, da casa da namorada… e já era.

— Você vê, né, mano, a história dos filhos dessas senhoras é parecida. Parece que, se você não souber, é uma história só. Saiu de casa, foi abordado e… [faz sinal de tiro com as mãos].

— Emicida, você já se imaginou sendo um chapa?

— Respondendo à sua pergunta, sim. Não perguntaram nada pro Douglas. Por que iam perguntar pra mim?

+ sobre o tema

para lembrar

O que hipertensão tem a ver com o genocídio de jovens negros no Brasil

Pessoas negras sofrem mais de pressão alta que as...

Riquelme: ‘Paulinho é um Lampard negro’

Argentino do Boca Juniors rasgou elogios ao ex-corintiano e...
spot_imgspot_img

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...
-+=