UnB realiza concurso para professor com cota para negros

Pela primeira vez, a Universidade de Brasília abre concurso para professor com vaga específica para candidatos negros. A seleção para docente de Direito Público e Privado para a Cidadania, da Faculdade de Direito (FD), cumpre lei do governo federal e destina uma das três oportunidades para o sistema de cotas raciais.

O cargo para professor adjunto, com regime de dedicação exclusiva, exige doutorado e a remuneração total prevista no edital é de R$ 8.639,50. As inscrições podem ser feitas pela internet, até o dia 19 de fevereiro. A seleção conta com provas discursiva, oral, didática e de títulos.

“A novidade resulta de uma adaptação à lei”, explica a decana de Gestão de Pessoas, Maria Ângela Feitosa. “O que fizemos foi atualizar as condições gerais do edital”.

“Fico satisfeito. É a evolução das coisas. As cotas podem promover a integração”, diz o diretor da FD, George Galindo.

A Universidade foi a primeira no país a adotar a política de cotas para seleção de alunos negros na graduação. A decana Maria Ângela vê a reserva para técnicos e docentes como mais um ganho para a inclusão social e democratização do acesso à UnB. “A Universidade de Brasília inspirou outras instituições e o próprio governo”, destaca.

Contudo, a gestora observa que concursos com mais de uma vaga para professores é algo pouco comum. “O caso do Direito foge do habitual”.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Maioria dos professores da UnB é branca Anna Soares/Secom UnB
Creative Commons – CC BY 3.0 – Maioria dos professores da UnB é branca
Anna Soares/Secom UnB

Dos cerca de 3,5 mil professores da UnB, 65 se declaram negros, 460 pardos e 1.915, brancos. Desse total, 71 se declaram amarelos e 8 indígenas. Quase 1,2 mil docentes da UnB não declararam a raça.

 

Pós-graduação também terá cotas

Outra novidade são as cotas raciais na pós-graduação da UnB. Em 2015, os cursos de mestrado e doutorado em Sociologia, Antropologia e Direitos Humanos e Cidadania (NEP/Ceam) destinaram 17 vagas, no total, a candidatos negros. A seleção reservou 4 vagas para estudantes indígenas.

Para o 1º semestre de 2016, os programas de pós-graduação em Sociologia, Antropologia e Direito preveem, ao todo, 25 vagas para candidatos negros e 5 para indígenas.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Cotas raciais na UnB Anna Soares/Secom UnB
Creative Commons – CC BY 3.0 – Cotas raciais na UnB
Anna Soares/Secom UnB

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Aluno transexual ganha direito de usar nome social na UnB

Depois de longa espera, Marcelo Caetano poderá ver o...

UnB divulga lista de candidatos aprovados em 1ª chamada pelo Enem

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e...

Retrato do país do futebol

Paulo Lins, o autor de ‘Cidade de Deus’ retrata...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=