Vagas para negros em concurso para juiz do TJ do Rio tem 448 inscritos

Serão três vagas, como determinou órgão especial em agosto de 2014.
A primeira prova ocorre no dia 21 de fevereiro e vai durar cinco horas.

no G1

Estarão concorrendo às três vagas reservadas para candidatos negros do próximo concurso para juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) 448 pessoas. O sistema de cota no concurso foi aprovado em agosto do ano passado pelos desembargadores do órgão especial.

A relação dos selecionados para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros foi publicada na edição desta terça-feira (12), do Diário da Justiça Eletrônico. Os candidatos inscritos que não constem na relação para vagas da cota tiveram a solicitação para concorrer à vaga negada.

Caso queiram recorrer, os candidatos podem entrar com recurso na próxima quinta-feira (14) ou sexta-feira (15). O Diário da Justiça Eletrônico traz ainda a lista dos candidatos inscritos como pessoas com deficiência. De novo, aqueles que não constam da relação tiveram inscrição negada e podem entrar com recurso nos mesmo dias 14 e 15.

Os exames do XLVII Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio serão realizados em diversas etapas durante o ano, aplicadas pela Fundação para o Vestibular da Univervisade Estadual Paulista (Vunesp).

A primeira será uma prova objetiva, prevista para o dia 21 de fevereiro e com a duração de cinco horas. O candidato será ainda submetido às provas discursiva, de sentenças, orais, de títulos, e ainda passará por exames físico e psicológico. São oferecidas 16 vagas e a  remuneração do cargo de juiz substituto é de R$ 26.125,17 (vinte e seis mil, cento e vinte e cinco reais e dezessete centavos).

+ sobre o tema

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o...

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

para lembrar

Pela permanência das cotas raciais nas universidades brasileiras

Apresentação de Sueli Carneiro na Audiência Pública convocada pelo...

‘Tivemos medo de errar’, diz coordenadora de Marina sobre política para religiões afro

A coordenadora nacional de promoção da igualdade racial da...

Políticas brasileiras de combate ao racismo são exemplos mundiais, diz Pnud

 A experiência brasileira na implementação de políticas públicas que...

UnB realiza concurso para professor com cota para negros

Pela primeira vez, a Universidade de Brasília abre concurso...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=