Universidades e faculdades historicamente negras dos EUA recebem ameaças de bomba

Enviado por / FonteG1

Alunos e funcionários receberam ordens de abrigo. Atitude acontece na véspera de comemorações afrodescendentes no país.

Várias universidades e faculdades historicamente negras nos Estados Unidos receberam ameaças de bomba nesta segunda-feira (31), forçando as instituições a emitirem ordens de abrigo no local enquanto cancelavam as aulas e operações do dia.

Albany State University, na Geórgia, Delaware State University, em Delaware, Southern University e A&M College, em Louisiana, Howard University, em Washington, Bowie State University, em Maryland e Bethune-Cookman University, na Flórida, estão entre as instituições norte-americanas ameaçadas.

“Devido a uma emergência no campus, as aulas acontecerão virtualmente. As pessoas no campus devem se abrigar no local até novo aviso”, disse a Bowie State University em mensagem no site da universidade.

A Delaware State University pediu a funcionários e estudantes que não fossem ao campus até novo aviso. “Instruímos nossa população residencial a permanecer no dormitório enquanto uma busca no campus está ocorrendo, e isso está em andamento neste momento”, disse um porta-voz da universidade.

Essa foi a segunda vez neste mês que instituições de ensino superior historicamente negras enfrentaram ameaças de bomba. Na primeira vez, no dia 5, oito universidades receberam ameaças de bombas, porém, nada foi encontrado.

Até a última atualização não foram encontrados objetos explosivos nas faculdades em questão.

Mês da história negra

O mês de fevereiro, que começa nesta terça, é importante para os afrodescendentes que residem no território dos Estados Unidos. O movimento conhecido como “Black History Month” (mês da história negra) acontece desde a década de 20.

Inicialmente as comemorações seguiam essas datas por coincidirem em fevereiro os aniversários de Abraham Lincoln (12 de fevereiro) e Frederick Douglas (14).

O ex-presidente ficou conhecido por ter sido aquele que aboliu a escravidão em todo o território americano, enquanto Douglas foi um escravo que fugiu de Maryland e liderou o movimento abolicionista em Nova York.

Posteriormente, em 1976, o à época presidente Gerald Ford instituiu oficialmente o mês da história negra.

Diversas faculdades dos Estados Unidos têm comemorações oficiais para referenciar esses momentos.

As ameaças de bombas possivelmente têm relação com o Black History Month.

+ sobre o tema

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

Sobre futuros colecionáveis

Trabalho com tendências futuristas, tecnologia e inovação social. Muito...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=