Teaser de nova série DEAR WHITE PEOPLE da Netflix expõe racismo e faz criticas ao blackface

‘Dear White People’ estreia na plataforma dia 28 de abril.

Por Amauri Terto, do  HuffPost Brasil

O teaser de Dear White People (Cara Gente Branca), nova série da Netflix, tem causado polêmica no YouTube. A produção é derivada do filme independente homônimo que estreou sob elogios no Festival Sundance de Cinema em 2014.

No vídeo, a personagem Samantha White, jovem negra e locutora de uma rádio no campus de sua faculdade, faz uma crítica ao blackface.

O contexto é o seguinte: ao microfone, ela enumera as fantasias de Halloween que são aceitas para pessoas brancas: “Pirata, enfermeira, qualquer um dos 43 presidentes americanos…”

Ao final, a jovem destaca a fantasia que está no topo da lista de inaceitáveis: “Eu”, diz. Em seguida, aparecem várias imagens de mulheres e homens brancos com o rosto pintados com tinta marrom imitando negros.

Assista a seguir:

Para quem não sabe, o blackface é uma técnica de maquiagem em artes cênicas que surgiu no século 16 e caiu em desuso na segunda metade do século 20 – com o crescimento dos movimentos dos direitos civis.

 Por meio dela, pessoas brancas pintavam a pele de tons escuros para imitar pessoas – sempre de forma caricata. A técnica não é mais usada justamente por ridicularizar a figura do negro e reforças estereótipos racistas.

O blackface caiu em desuso, mas infelizmente não foi completamente extinto.

No Brasil, por exemplo, o ator Paulo Gustavo fez uso da técnica no ano passado, e se desculpou publicamente após indignação de seguidores nas redes sociais.

A crítica apresentada no teaser de Dear White People poderia ter agradado muito gente, mas não é isso o que vem ocorrendo. Publicado no dia 8 de fevereiro, o vídeo soma mais de 2 milhões de visualizações, cerca de 20 mil avaliações positivas e mais de 200 mil negativações.

No campo de comentários é possível ver mensagens acusando a produção de ser racista com as pessoas brancas, outras ameaçando cancelar o serviço de streaming e também destinadas de forma preconceituosa às “queridas pessoas negras”.

Veja algumas reações:

Reprodução/Facebook

Dear White People terá 10 episódios. A trama de tom ácido gira em torno de um grupo de estudantes que enfrenta tensões raciais em uma universidade americana de elite ocupada predominantemente por alunos brancos.

A protagonista Samantha White é interpretada pela atriz Logan Browning. Diretor do filme que deu origem à série, Justin Simiende é o responsável pelo roteiro. Yvette Lee Bowser (Black-ish), Stephanie Allain e Julia Lebedev assinam a produção.

A estreia na Netflix está marcada para o dia 28 de abril.

*********

E se os negros fossem maioria em Hollywood…

MATRIX
BELEZA AMERICANA
PSICOSE
THELMA E LOUISE
FRIDA
PULP FICTION
O ILUMINADO
CHICAGO
MATRIX

**********

25 vezes que pessoas brancas atuaram como pessoas de outras etnias e ninguém deu a mínima…

+ sobre o tema

Falta de negros no Direito gera discriminação em condenações, diz advogado

Os negros são 54% da população brasileira, mas apenas...

PEC da Anistia deixa muitas perguntas sem respostas

Seria bem importante que os presidentes dos partidos políticos...

Ator Jonathan Azevedo é alvo de racismo: “Tenho até medo se ver em lugar público”

Ator Jonathan Azevedo é alvo de racismo. Postagem discriminatória...

para lembrar

Jovem morto após abordagem de PMs na Baixada foi executado com tiro no rosto

Uma análise preliminar feita pela Polícia Civil no local...

Band-Aid terá curativos para diferentes tons de pele

A Band-Aid anunciou em sua conta do Instagram que...

Debate sobre o racismo leva Johnson & Johnson a retirar cremes branqueadores

A Johnson & Johnson decidiu deixar de vender cremes...

Imagens que mostram crianças com rostos pintados de preto em escola são criticadas, no RJ

Imagens de duas atividades promovidas dentro de uma escola...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=