Campanha recria foto clássica de Machado de Assis e mostra escritor negro: ‘Racismo escondeu quem ele era’

Ação ‘Machado de Assis Real’ foi criada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pede para que nova imagem seja inserida em cima da antiga nos livros ‘para que todas as gerações reconheçam a pessoa genial e negra que ele foi’.

Do G1

Machado de Assis em imagem clássica divulgada nos livros e em foto recriada pela campanha “Machado de Assis Real” — Foto: Imagem retirada do site G1 

 

Uma campanha da Faculdade Zumbi dos Palmares recriou a foto clássica do escritor Machado de Assis e pede para que a nova imagem seja inserida no lugar da antiga.

O movimento “Machado de Assis Real” explica que a ação é “a primeira errata feita para corrigir o racismo na literatura brasileira”, como cita a página oficial.

O site da campanha disponibiliza a nova imagem em diversos formatos para que ela seja inserida em cima da antiga em todos os livros. “Para encorajar novos escritores negros. Para dar a chance de a sociedade se retratar com o maior autor do Brasil. E para que todas as gerações reconheçam a pessoa genial e negra que ele foi”, cita o texto da campanha.

A página da ação também traz um abaixo-assinado “para que as editoras e livrarias deixem de imprimir, publicar e comercializar livros em que o escritor aparece embranquecido e substitua a imagem preconceituosa pela foto de Machado de Assis real”.

Leia o texto de divulgação da campanha na íntegra:

Machado de Assis. O maior nome da história da literatura brasileira. Jornalista, contista, cronista, romancista, poeta, teatrólogo. E o que poucos sabem: negro. O racismo no Brasil escondeu quem ele era por séculos.

Sua foto oficial, reproduzida até hoje, muda a cor da sua pele, distorce seus traços e rejeita sua verdadeira origem. Machado de Assis foi embranquecido para ser reconhecido. Infelizmente.

Um absurdo que mancha a história do país. Uma injustiça que fere a comunidade negra. Já passou da hora de esse erro ser corrigido.

No mês do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, finalmente, será. Uma foto do Machado de Assis real está disponível aqui no site, para ser colada sobre a foto antiga, preconceituosa.

Uma errata histórica feita para impedir que o racismo na literatura seja perpetuado. Para encorajar novos escritores negros. Para dar a chance de a sociedade se retratar com o maior autor do Brasil. E para que todas as gerações reconheçam a pessoa genial e negra que ele foi.

Que cada estante deste país possa ter um livro de Machado de Assis corrigido. A história agradece.

 

Leia Também:

As Duas Cores de Machado de Assis

Foto inédita de Machado de Assis reaquece polêmica sobre embranquecimento do autor

A questão negra em Machado de Assis

 

+ sobre o tema

Mário de Andrade

Mário Raul de Morais Andrade (São Paulo, 9 de...

Parceria entre África e China desperta EUA

Os africanos pedem aos Estados Unidos da América um...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como...

Todo poder ao povo! Emory Douglas e os Panteras Negras

O encontro abordará a história política e de resistência...

para lembrar

“É hora de deixar Mandela partir”, diz Sunday

Destaque de jornal britânico resume sensação da comunidade internacional...

Lei contra racismo prevê sanção a meios de comunicação

  Bolívia - Está em debate no poder legislativo...

A$AP Rocky confirma namoro com Rihanna: ‘Amor da minha vida’

"O amor da minha vida": foi assim que A$AP...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=