Centro Batakerê tem oficinas gratuitas de capoeira, teatro negro e afrobeat em São Paulo

Todas as atividades são gratuitas e começam nesta quarta-feira (14)

A partir desta quarta-feira (14), a companhia Malta Teatro de Nação oferece um ciclo de atividades gratuitas no Centro de Cultura e Arte Batakerê, em São Paulo. Haverá o lançamento do livro Elegbára Beat – um comentário épico sobre o poder (Kitabu Ediora), de Rodrigo de Odé, além de oficinas e debates.  

De 14 a 16 de agosto, serão ministradas as oficinas de teatro negro, com Rodrigo de Odé; capoeira angola, com Mestre Marrom; e afrobeat, com Loiá Fernandes. O lançamento do livro Elegbára Beat está marcado para o dia 17, a partir das 17h. A obra aborda as relações entre capoeira angola, teatro negro, cinema, candomblé e filosofia africana. No evento, haverá uma leitura dramatizada e um debate com o babalorixá Adailton Moreira Costa de Ogun, a coordenadora da ONG Criola, Lúcia Xavier, e o fundador da Cia dos Comuns, Hilton Cobra.  

No dia 22 de agosto, haverá outro evento de lançamento do livro, desta vez na SP Escola de teatro, a partir das 19h. A SP Escola de Teatro fica na Praça Franklin Roosevelt, 210, Bela Vista, São Paulo, SP. Saiba mais sobre as atividades:

Oficina de capoeira angola 

A proposta é realizar uma vivência das tradições e ritualidades dessa manifestação cultural. Os alunos vão exercitar formas diferentes de gingar; aprender a tirar da ginga movimentos de ataque e de defesa; e começar a jogar e a improvisar com colegas diferentes. 

Horário: 14 às 16h 

Oficina de teatro negro 

A ideia é exercitar modos de jogo teatral e de ação, em que a relação entre palco e plateia seja repensada. Na condução da atividade, Rodrigo de Odé propõe uma relação entre artista e observador inspirada em referências culturais africanas.  

Horário: 16 às 18h 

Oficina de Afrobeat 

O afrobeat é um gênero musical que combina ritmos e toadas tradicionais do povo yorubá com sonoridades e estilos afro-diaspóricos, como o jazz e o soul. Durante os encontros, os participantes realizarão exercícios de sensibilização musical para o corpo e a voz. Serão exploradas dinâmicas de responsos (jogos de perguntas e respostas); a execução de células rítmicas com os pés, as palmas, ombros e quadris; e uma gama de vocalizações teatrais: frases, diálogos, berros, gritos, assobios, sons guturais, gemidos e fluxos vocais mais convencionais. 

Horário: 18 às 20h 

As atividades têm como público-alvo artistas de coletivos de teatro negro, praticantes da capoeira, estudantes de teatro, educadores, gestores pedagógicos e culturais e lideranças comunitárias. 

Para participar das oficinas, é necessário fazer inscrição. Para isso, clique aqui e acesse o formulário. O Centro de Cultura e Arte Batakerê fica na rua Cinturão Verde, 227 – Vila Santa Inês, São Paulo, SP. Todas as atividades são gratuitas.  

+ sobre o tema

Saberes africanos

  El paisaje se repite en las matas...

Daiane dos Santos

Daiane Garcia dos Santos (Porto Alegre, 10 de fevereiro...

Uma África, um grau! Dois graus é suicídio!

A manifestação de delegações de paises africanos, feita...

para lembrar

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine...

Herdeiros de Luther King são processados por um dos melhores amigos de seu pai

Harry Belafonte tem 86 anos, uma idade em que...

A química entre Denzel Washington e Mark Wahlberg

  Denzel Washington e Mark Wahlberg formam uma dupla de...
spot_imgspot_img
-+=