Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

Enviado por / FonteG1

Sessões gratuitas se estendem até o dia 23 de maio e ingressos devem ser reservados.

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema negro e fortalece a importância da conscientização para a luta antirracista, em Presidente Prudente (SP). As produções exibidas integram a 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE).

O festival tem o tema “D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga”, em homenagem ao professor e antropólogo, conhecido por seu trabalho pioneiro no estudo do racismo no Brasil.

A mostra também serve como uma oportunidade para dialogar sobre os impactos dos 20 anos da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira no Brasil.

“É com muita satisfação que abrimos nossos espaços para a Mostra Internacional do Cinema Negro, pelo segundo ano consecutivo. Assim como este projeto, todas as iniciativas desenvolvidas pelo Sesi-SP ou que atuamos como parceiros e apoiadores visam à formação de novos públicos em artes, democratizam e expandem o acesso à cultura, além de incentivar a produção e a difusão de obras das mais variadas vertentes artísticas”, reforçou a gerente executiva de Cultura do Sesi-SP, Debora Viana.

Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o Sesi-SP participa, pela segunda vez, da Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), que chegou a 19ª edição em 2023.

Durante os encontros, idealizados com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforçou o respeito à diversidade e à inclusão, foram realizadas diversas atividades que celebraram, principalmente, o cinema negro.

A programação de filmes contemplou longas e curtas-metragens que foram exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, painéis, mesas-redondas e homenagens.

Programação

Com início nesta quinta-feira (4), a programação do evento conta com dez exibições. Veja o cronograma:

4 de abril

  • O filme exibido às 19h será “Awurê na Bahia – A rota do samba de roda”, com classificação livre;

11 de abril

  • Serão exibidos às 19h30 os filmes “Mimbó” e “Caminhos Afrodiaspóricos pelo Recôncavo da Guanabara”, também de classificação livre;

18 de abril

  • O filme exibido às 19h30 será “Cidade Correria”, com classificação indicativa de 12 anos;

25 de abril

  • Os filmes exibidos às 19h30 serão “Kabengele: O griô antirracista” e “Enití Lànà – Aquele que abre caminho na Bahia – A rota do samba de roda”, com classificação livre;

2 de maio

  • Às 19h30, o filme exibido será “A mãe de todas as lutas”, com classificação indicativa de 14 anos;

9 de maio

  • O filme exibido às 19h30 será “Vivendo no limite”, com classificação indicativa de 12 anos;

16 de maio

  • Às 19h30, o filme exibido será “Memórias Afro-Atlânticas”, de classificação livre; e

23 de maio

  • O último filme exibido será “Filhos de João – O admirável mundo novo baiano”, às 19h30, com classificação indicativa de 14 anos.

Serviço

O evento gratuito será realizado no Auditório do Sesi-SP, em Presidente Prudente, localizado na Avenida Ibrain Nobre, nº 585, no Parque Furquim.

Os ingressos deverão ser reservados pela plataforma “Meu Sesi”.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...