5º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

Desigualdades educacionais, Covid-19 e pós-pandemia

FONTEDo JEDUCA
Foto: Divulgação/ JEDUCA

A pandemia escancarou as desigualdades educacionais do país como também as aprofundou. Acesso desigual à internet, entraves para a oferta equânime de ensino remoto, infraestrutura escolar precária em muitas localidades e os impactos no aprendizado e na evasão de alunos pobres e negros. Quais caminhos para a educação brasileira nesse cenário?

Com Julia Ribeiro, Lília Melo, Suelaine Carneiro, Vitor Zanelatto e mediação de Renata Cafardo.

// QUEM PARTICIPA

Julia Ribeiro

Oficial de Educação no Unicef no Brasil, desde 2007. É pedagoga pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos e Terapias Integradas Salvador (CETIS) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui curso de extensão em Equidade, Qualidade e Liderança pela Escola de Educação da Universidade de Harvard, e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília. Trabalhou em sala de aula como professora de Educação infantil, e em organizações da sociedade civil em atividades relacionadas ao desenvolvimento de cidadania de adolescentes em situação de vulnerabilidades, bem como em articulação de políticas públicas e desenvolvimento de capacidades de municípios com baixo IDH no interior da Bahia.  Também foi consultora do Ministério da Educação para projetos relacionados a vulnerabilidades educacionais. 

Suelaine Carneiro

Coordenadora de Educação e Pesquisa de Geledés Instituto da Mulher Negra. É socióloga pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, feminista, mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atua nos seguintes temas: feminismo, racismo, educação, educação das relações raciais. Autora de publicações sobre: gênero, raça e educação; violência racial; violência doméstica; Promotoras Legais Populares.

Lília Melo

Professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc-PA). Conquistou, em 2018, o prêmio nacional “Professores do Brasil”, do MEC (Ministério da Educação), após criar o projeto “Juventude Negra Periférica – Do Extermínio ao Protagonismo”, com jovens do bairro Terra Firme, em Belém (PA). É fundadora do Cine Club TF, coletivo engajado na transformação social da periferia pela arte, em Belém. É embaixadora da Varkey Foundacion, do Global Teacher Prize. Em 2019, foi embaixadora da Teach The Future Brasil e também do Prêmio Professor Transformador (Base2 e Bett Educar). Ficou entre as 50 finalistas do Prêmio Educador nota 10, da Fundação Victor Civita, no ano de 2019.

Vitor Lauro Zanelatto

Jovem catarinense, atua com a pauta ambiental e climática através de campanhas, grupos e organizações da sociedade civil. É graduando de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2019, tornou-se membro do Ashoka Youth Changemakers, iniciativa da Ashoka Global. É colaborador Apremavi, organização responsável pelo plantio de árvores e pela execução de projetos de restauração, educação ambiental e para o diálogo com outros setores da sociedade. Atua também na Secretaria Executiva do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina – Diálogo Florestal. Colabora com a Rede Conhecimento Social no projeto de pesquisa “Juventudes e a Pandemia”, e é fellow YCL e TEDx Speaker “Existe Futuro sem Ativismo?”.

Renata Carfardo – MEDIAÇÃO

Vice-presidente da Jeduca e repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo, em sua segunda passagem por lá. É ainda colunista de educação do Estadão e da rádio Eldorado. É autora do livro O Roubo do Enem, da Editora Record. Cobre educação desde o ano 2000, quando começou no Estadão. Entre 2010 e 2015 foi repórter da TV Globo. Passou pelo Fantástico, onde fez matérias especiais de educação, e por todos os telejornais diários. Em 2016/2017 foi colaboradora da Folha de S. Paulo em Nova York e cursou o Global Reporting Institute, da Universidade de Columbia, uma formação para jornalistas sobre primeira infância. É vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, Estado, Troféu Mulher Imprensa, além de finalista do Esso.

Confira a agenda completa aqui

-+=
Sair da versão mobile