Em repúdio ao racismo, feministas farão ato neste sábado em SP

Feministas realizarão, neste sábado (23), um ato contra o sexismo e o racismo em razão do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, celebrado na próxima segunda-feira (25).

 

O evento “Basta! Rompendo a violência sexista e racista contra as mulheres” é organizado pelas Promotoras Legais Populares de São Paulo, União de Mulheres e Coletivo Feminista Dandara.

 

A concentração ocorrerá na praça do Patriarca, no centro de São Paulo, a partir das 10 horas. Em nota, o grupo diz que “trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres”.

 

Leia, abaixo, o manifesto na íntegra:

 

Dizemos basta à violência contra as mulheres, porque queremos ser livres não só perante a lei, dizemos um basta para toda violência institucional, na qual as mulheres são vítimas e culpabilizadas. Dizemos um basta a todo esse sistema patriarcal que nos subjuga e marginaliza, nos obrigando a cumprir papéis que não são intrínsecos à mulher.

 

Mas nos manifestamos também por meio de muita luta, o nosso repúdio à apatia dos órgãos públicos, mais particularmente pelas DDMs (Delegacia de Defesa da Mulher), que prestam seus serviços de forma seletiva e má qualificada, não auxiliando as mulheres que procuram por seus serviços, já fragilizadas e precisando de informações, que são negadas a elas. Pelo contrário, em muitos casos são revitimizadas e persuadidas a voltarem a sua casa e se resolverem com os seus agressores. 

 

Denunciamos mais especificamente a 8ª DDM, que presta atendimento ao bairro de São Mateus e região, onde o caráter laico é constantemente ameaçado pela delegada de plantão que anexa salmos evangélicos aos Boletins de Ocorrência, dificultando a denúncia da mulher, que se vê numa situação de constrangimento e alienação.

 

Repudiamos também a justiça seletiva da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que consequentemente comete violência institucional contra a mulher, particularmente a mulher negra e periférica, tendo em vista que as políticas ditatoriais de segurança pública são instauradas de maneira que define quem está incluso como cidadão ou não, rotulando de forma discriminatória, quem é merecedor de proteção do Estado. E seguindo essa estrutura, nós mulheres, sobretudo as negras e pobres não nos encaixamos neste perfil heteronormativo, branco e classista.

 

Não ficaremos caladas diante do genocídio escancarado das mulheres, onde a mulher negra continua sendo o perfil que mais morre.

 

Perfil das vítimas

 

Segundo estudo do Ipea divulgada em outubro de 2013, mulheres jovens foram as principais vítimas – 31% na faixa etária de 20 a 29 anos e 23% de 30 a 39 anos. Mais da metade dos óbitos (54%) foi de mulheres de 20 a 39 anos, e a maioria (31%) ocorreu em via pública, contra 29% em domicílio e 25% em hospital ou outro estabelecimento de saúde. A maior parte das vítimas é negra (61%), principalmente nas regiões Nordeste (87% das mortes de mulheres), Norte (83%) e Centro-Oeste (68%). 

 

Também há dados do IBGE dando conta de que as mulheres são 97 milhões no Brasil e representam 51,1% da população, chefiando 40% dos lares brasileiros. Apesar do avanço que representou a criação das Delegacias da Mulher na construção da cidadania das mulheres no Brasil, questiona-se hoje a eficácia deste órgão como política de segurança pública no combate à violência de gênero. E é importante que ressaltemos o quão mulheres negras sofrem duplamente nesse quesito. 

 

Não só enquanto mulher, já que mesmo nas DDMs o machismo impera, mas também enquanto mulher negra, pois o racismo brasileiro não é apenas individual, é estrutural e institucional, possui maneiras de discriminação operados pelas instituições públicas e privadas que o reproduzem e o fortalecem.

 

E é por isso que enquanto feministas, gritamos um belo e sonoro BASTA! É pela vida das mulheres que lutamos por uma sociedade mais igualitária em direitos, onde a sororidade é a nossa base e principal ferramenta de luta.

 

Avante mulheres!

 

 

Fonte:  Jornal GGN

+ sobre o tema

«Moonlight» – Uma luta em silêncio contra o bullying

Uma das grandes surpresas do ano. Um filme independente...

Jarid Arraes: “Escrevo para honrar minha ancestralidade”

Em entrevista, a escritora caririense Jarid Arraes conta como...

LGBTfobia nos partidos: violência política, omissão e falta de financiamento

"Eu já sofri ameaças, já tive até um ataque...

Meu irmão, meu limoeiro, por Sueli Carneiro

Ele era o príncipe encantado das jovens negras de...

para lembrar

Deixem as feministas serem amadas

Que feministas são perseguidas por machistas, ameaçadas, xingadas, todo...

Terra transmite nesta terça programa com candidatos LGBTs

Programa vai ao ar a partir das 14h; internauta...

Transexual é perseguida e assassinada a caminho da academia em MG

Nicolly Banks já havia sofrido uma tentativa de homicídio...

Pizzaria provoca indignação ao anunciar promoção para casais héteros

A campanha foi criticada por usuários, que acusaram a...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=