Especialista em Direitos Humanos cria o primeiro clube literário antirracista do Brasil

Fundado por uma quilombola, o intuito do projeto é promover a igualdade racial por meio da produção literária. Participantes receberão títulos escolhidos por uma curadoria especializada

Por Iron Ferreira, do Heloisa Tolipan

A especialista em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, Mirts Sants, é fundadora da iniciativa Pretaria BlackBooks, um clube literário que visa a estimular a produção de livros e obras que promovam a igualdade racial no Brasil. Mirts explica que a iniciativa principal é difundir o lançamento de livros escritos por pessoas negras, bem como incentivar uma nova geração de autores: “O estopim para criar o projeto veio pelo fato de eu ser ativista quilombola e estudiosa das questões raciais, recebendo muitos pedidos de indicações de leitura sobre o tema. Essa demanda foi aumentando ao longo da minha trajetória e percebi que havia um interesse enorme por essas obras”.

A partir de uma assinatura, os participantes irão receber mensalmente uma caixa contendo dicas literárias, brindes exclusivos e um título específico que será selecionado por uma curadoria especializada. A ideia, que foi apresentada para um grupo de colaboradores, tem como passo inicial arrecadar fundos para a viabilização do clube. Qualquer pessoa física ou jurídica pode ajudar se associando e contribuindo com a quantia desejada. Conteúdos especiais estarão à disposição dos que incentivarem a causa.

Mirts Sants, mulher negra de proximadamente 33 anos, com casaco salmão,cabelos soltos e gesticulando com as mãos
Mirts Sants, fundadora do projeto, afirma que a descoberta de novos talentos da literatura negra e o antirracismo são os principais objetivos do clube literário. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Entre os intelectuais responsáveis por selecionar as obras incluídas no clube, estarão artistas e mulheres negras de vários estados do país, como Rio de JaneiroEspírito SantoSão PauloBahia e Minas Gerais. A intenção é que representantes de todo o Brasil e até do exterior sejam adicionados ao catálogo. A atriz e escritora Suely Bispo, a especialista em Políticas de Promoção de Igualdade Racial na Escola Sarita Faustino, a socióloga Eliane Quintiliano, a professora e pesquisadora em Letras e Literatura Afrolatina Aila Felício e a ativista e pesquisadora Arielly dos Santos são algumas das profissionais engajadas no programa.

As edições serão planejadas para públicos diversos, contendo produtos com temáticas infantis e adultas. Embora a iniciativa tenha sido criada por mulheres negras, o projeto está aberto aos homens e a todos os escritores não negros voltados para a promoção da igualdade racial e das causas antirracistas. Mirts relata ainda a dificuldade que escritores negros enfrentam para terem o seu trabalho reconhecido: “Temos estoques de livros de autores, escritores e poetas negros que ficam nas prateleiras e muitas vezes as pessoas desconhecem esse conteúdo, que é muito rico e traz importantes debates”.

Neide Sellin, cientista da computação e criadora do robô cão-guia Lysa é parceira e sócia de Mirts no clube literário Pretaria BlackBooks.

+ sobre o tema

Senado aprova Dia Nacional do Candomblé

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (30,) o PLC...

Misto de documentário e ficção, ‘O corpo é nosso!’ discute o feminismo

Com vasta pesquisa visual, música, moda e saúde feminina,...

Divulgado o trailer oficial do filme biográfico de Miles Davis

A Entertainment Weekly soltou o primeiro trailer de Miles...

para lembrar

Virada da Consciência ocupa SP com muita arte e cultura negra, a partir do dia 17

Programação multicultural ocorre em dezenas de espaços da cidade no...

São Paulo ganha espaço de comida vegana típica do Congo inaugurado por um refugiado africano

Uma viagem gastronômica e cultural. Do Vista-se Há algumas semanas o...

SPFW N41 apresenta diversidade de modelos em suas passarelas

Não há nada melhor que o frescor de uma...

Escritor angolano participa em actividades sobre cultura negra

Canada, Ottawa – O escritor angolano residente no Canada Francisco...
spot_imgspot_img
-+=