Especialista em Direitos Humanos cria o primeiro clube literário antirracista do Brasil

Fundado por uma quilombola, o intuito do projeto é promover a igualdade racial por meio da produção literária. Participantes receberão títulos escolhidos por uma curadoria especializada

Por Iron Ferreira, do Heloisa Tolipan

A especialista em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, Mirts Sants, é fundadora da iniciativa Pretaria BlackBooks, um clube literário que visa a estimular a produção de livros e obras que promovam a igualdade racial no Brasil. Mirts explica que a iniciativa principal é difundir o lançamento de livros escritos por pessoas negras, bem como incentivar uma nova geração de autores: “O estopim para criar o projeto veio pelo fato de eu ser ativista quilombola e estudiosa das questões raciais, recebendo muitos pedidos de indicações de leitura sobre o tema. Essa demanda foi aumentando ao longo da minha trajetória e percebi que havia um interesse enorme por essas obras”.

A partir de uma assinatura, os participantes irão receber mensalmente uma caixa contendo dicas literárias, brindes exclusivos e um título específico que será selecionado por uma curadoria especializada. A ideia, que foi apresentada para um grupo de colaboradores, tem como passo inicial arrecadar fundos para a viabilização do clube. Qualquer pessoa física ou jurídica pode ajudar se associando e contribuindo com a quantia desejada. Conteúdos especiais estarão à disposição dos que incentivarem a causa.

Mirts Sants, mulher negra de proximadamente 33 anos, com casaco salmão,cabelos soltos e gesticulando com as mãos
Mirts Sants, fundadora do projeto, afirma que a descoberta de novos talentos da literatura negra e o antirracismo são os principais objetivos do clube literário. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Entre os intelectuais responsáveis por selecionar as obras incluídas no clube, estarão artistas e mulheres negras de vários estados do país, como Rio de JaneiroEspírito SantoSão PauloBahia e Minas Gerais. A intenção é que representantes de todo o Brasil e até do exterior sejam adicionados ao catálogo. A atriz e escritora Suely Bispo, a especialista em Políticas de Promoção de Igualdade Racial na Escola Sarita Faustino, a socióloga Eliane Quintiliano, a professora e pesquisadora em Letras e Literatura Afrolatina Aila Felício e a ativista e pesquisadora Arielly dos Santos são algumas das profissionais engajadas no programa.

As edições serão planejadas para públicos diversos, contendo produtos com temáticas infantis e adultas. Embora a iniciativa tenha sido criada por mulheres negras, o projeto está aberto aos homens e a todos os escritores não negros voltados para a promoção da igualdade racial e das causas antirracistas. Mirts relata ainda a dificuldade que escritores negros enfrentam para terem o seu trabalho reconhecido: “Temos estoques de livros de autores, escritores e poetas negros que ficam nas prateleiras e muitas vezes as pessoas desconhecem esse conteúdo, que é muito rico e traz importantes debates”.

Neide Sellin, cientista da computação e criadora do robô cão-guia Lysa é parceira e sócia de Mirts no clube literário Pretaria BlackBooks.

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Afro-equatorianos

Un afro-ecuatoriano (afro-equatorianos) o negro ecuatoriano en un miembro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

para lembrar

Mulher é a primeira negra a concluir doutorado em educação na UFSM

Maria Rita Py Dutra defendeu tese sobre inserção de...

Toda a força da mulher negra

Serena e incisiva, Zaika dos Santos usa sua música,...

Incra garante conquista histórica para quilombolas de Sergipe

Incra garante conquista histórica para quilombolas de Sergipe   Dezenas...

Campinas sedia Encontro Estadual de Mulheres Negras

Organizado por entidades de mulheres negras do interior, Campinas...
spot_imgspot_img

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...
-+=