Machismo, racismo e homofobia. Por Juremir Machado da Silva

Tinha razão Roger Bastide: o Brasil é uma terra de contrastes. Resta saber se as demais não o são também. O sociólogo francês quis dizer, obviamente, que entre nós os contrastes eram mais acentuados. Continuamos assim. Somos a terra do biquíni fio-dental, mas não toleramos o topless. As europeias mostram os seios com facilidade, embora fiquem vermelhas só de olhar os biquínis das brasileiras. Somos a terra dos bumbuns de fora e da nudez total no carnaval, mas, pela tal pesquisa que correu mundo, achamos, como lamentáveis machistas, que mulheres usando roupas curtas merecem ser atacadas e violentadas. Não eram 65%, mas só 26% que pensam isso. Ainda é muito.

No Juremir Machado da Silva

Somos uma terra de mestiçagem, mas continuamos a praticar um racismo que vai do velado ao explícito. Somos o país do futebol. Não deixamos, porém, de menosprezar negros que nos dão brilho nesse esporte. Somos uma terra de tolerância, embora estejamos cada vez mais intolerantes com certas diferenças. A homofobia viceja em atitudes, piadas, comportamentos e imaginários. Somos, como imaginou Stefan Zweig, o país do futuro, mas continuamos enterrados no passado de alguns preconceitos: racismo, machismo, homofobia, sexismo e até especismo.

Há lugares no Brasil, como o Rio de Janeiro, em que todos estão misturados e separados ao mesmo tempo. Juntos como água e azeite: a madame e sua empregada uniformizada um passo atrás. Todos na mesma praia. Cada classe na sua raia. Nossos contrastes acomodam-se. Nossos liberais combatem o Estado com financiamentos do BNDES. Nossos esquerdistas enfrentam o capitalismo com financiamentos de campanha de empresas privadas. Nossos moralistas pagam por sexo virtual. Nossos humoristas lutam pelo direito total ao bullying, à ofensa e ao politicamente incorreto.

Nossos militares gabam-se de ter salvado a democracia com uma ditadura. Nossa elite branca e rica reclama de estar perdendo vagas nas universidades públicas gratuitas para negros pobre impostos por cotas raciais racistas e antimeritocráticas. Nossos homofóbicos garantem que está quase impossível ser heterossexual entre nós. Nossos racistas sustentam que nada têm contra negros ou que deveriam se sentir discriminados quando um deles é chamado de branquelo, alemão, gringo ou ruivo.

Somos abertos aos novos tempos, mas mulher de roupa curta e sensual é vadia, vagabunda, cachorra, cadela, puta e sem-vergonha. Somos a terra de todos os ritmos musicais, mas nossas pessoas de “bom gosto” rotulam o funk de chinelagem suburbana. Somos o país da criatividade, embora o sertanejo universitário escreva letras primárias. Somos o país da impunidade ainda que as cadeias estejam superlotadas de ladrões de galinha e vazias de praticantes de crimes de colarinho branco. Somos o país em que o STF julga conforme o cliente.

Somos um país hipócrita. Adoramos roupas curtas na irmã e na mulher dos outros. Demitimos as gostosonas que se excedem no vestuário. Depois, compramos, para examinar melhor o “material”, a Playboy em que elas aparecem. Pregamos moral de cuecas. Só que são cuecas de marca. Cuecas marcadas por homofobia, racismo e machismo.

 

 

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Equidade de gênero nas empresas: por uma economia mais inteligente e por direito

A igualdade entre homens e mulheres não pode ser...

Casais gays têm dificuldade em registrar casamento civil no Rio

Juiz tem negado todos os pedidos, descumprindo a...

Novo livro de Elias Sampaio discute racismo na obra de Celso Furtado

O economista Elias Sampaio lançará, no próximo dia 28,...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=