Veja que legal o que promete o Império Serrano para o seu desfile, na Sapucaí, em homenagem à querida Conceição Evaristo, referência da nossa literatura.
O último carro da escola intitulado “Casa de preto também é academia” será apresentado como espaço de saber, memória e ancestralidade, transformando-se simbolicamente em um palácio ancestral.
A alegoria irá traduzir a força da escrevivência negra ao unir livro, palavra e samba, em uma cena que funde passado, presente e futuro a partir do conceito do Tempo Espiralar, desenvolvido por Leda Maria Martins.
Neste contexto, Ainá Evaristo, filha de Conceição Evaristo, representará Ponciá-Evaristo-Flor-do-Mulungu, assumindo simbolicamente a cadeira dos Imortais do samba e da literatura preta no terreiro do Império Serrano.
Ao lado de Ainá Evaristo, estarão Flávia Oliveira, Sueli Carneiro, Eliana Alves Cruz e Mãe Meninazinha de Oxum, dando sequência ao legado de luta, resistência e protagonismo das mulheres pretas na história e na cultura brasileira.