Negros e mulheres ocupam menos de 20% dos cargos altos das empresas

Apenas 4,7% dos cargos executivos das 500 maiores empresas brasileiras são ocupados por negros. As mulheres também são minoria, com só 13,6% dos postos mais altos. Os números estão em estudo sobre o perfil social, racial e de gênero nas empresas brasileiras divulgado nesta quarta-feira pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Instituto Ethos. No atual ritmo de evolução das participações destas minorias nas companhias, o equilíbrio no quadro só ocorrerá em pelo menos 150 anos, segundo Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos.

Por Roberta Scrivano, do Extra

Segundo constatou a pesquisa, a grande maioria das empresas nem sequer têm ações afirmativas para incentivar a presença de mulheres e afrodescendentes. Das 500 companhias estudadas, apenas 3,9% têm alguma forma de ação afirmativa para aumentar a presença de afrodescendentes e 11% contam com este tipo de política para ampliar a presença de mulheres.

— O quadro de funcionários das empresas precisa refletir o que é a sociedade. Mas não vemos isso hoje — comentou Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos.

Para a americana Judith Morrison, da divisão de Gênero e Diversidade do BID, “as empresas não estão contemplando toda a sociedade.”

O material mostra que a proporção de afrodescendentes no mercado de trabalho como um todo também é muito inferior ao de brancos. Para se ter uma ideia, no quadro funcional, categoria superior apenas a de estagiários e trainees, o número de brancos é quase o dobro (62,8% de brancos e 35,7% de afrodescendentes). Em cargos de supervisão, os brancos são 72,2% contra 25,9% de afrodescendentes. Em cargos de gerencia, os negros são apenas 6,3% ante com 90,1% de brancos; no quadro executivo são 4,7%, comparados com 94,2% de brancos; e nos conselhos de administração são 4,9%, contra 95,1% de brancos.

As mulheres também são sub-representadas no ambiente profissional, de acordo com o estudo. No quadro funcional, o número de homens é quase o dobro do de mulheres (65,5% de homens e 35,5% de mulheres). A tendência se intensifica nos cargos mais altos. Em cargos de gerência, a proporção de homens é quase o dobro que a de mulheres (68,7% comparados com 31,3%); no quadro executivo, a proporção de homens é seis vezes maior que a de mulher (86,4% de homens, comparado com 13,6% de mulheres); e nos conselhos de administração, é oito vezes maior (89% comparados com 11%).

— Quando as empresas tiverem dentro de si o espelho da sociedade, vão conseguir tomar melhores decisões e agregar valor ao seu negócio — completou Abrahão.

A pesquisa também destaca as principais políticas de ação afirmativa empreendidas pelas empresas para a inclusão de diversos públicos vulneráveis, como afrodescendentes, mulheres, pessoas com deficiência e público LGBT. Entre as empresas que buscam promover a igualdade em seu quadro de funcionários, 43,1% têm políticas voltadas para pessoas com deficiência, 28,2% para mulheres, e apenas 8% para negros.

O objetivo da pesquisa, segundo explicou Judith, é ajudar as empresas a conhecer melhor o perfil dos executivos e funcionários para possibilitar a promoção da diversidade racial e de gênero.

— Não temos tempo para aguardar que esse problema se resolva sozinho — disse, para completar: — Precisamos de ações concretas e imediatas das empresas — disse Judith.

O material está sendo apresentado nesta manhã a gestores de recursos humanos de várias empresas, como Avon, Natura, Walmart, Serasa Experian, Sodexo, Carrefour, Shell, Bayer, Goldman Sachs e Ambev, nesta manhã em São Paulo.

Quando as empresas tiverem dentro de si esse espelho da sociedade, vão conseguir tomar melhores decisões e agregar valor ao seu negócio. As empresas não estão contemplando toda a cidade

+ sobre o tema

Cem entidades pedem que governo aceite missão da ONU para avaliar racismo

Numa carta enviada ao ministro das Relações Exteriores, Carlos...

Evangélicos negros dizem em manifesto que Bolsonaro usa fé para racismo

Organizações negras evangélicas publicam nesta sexta-feira (28) o Manifesto Negro Protestante Brasileiro, com...

A psicologia não tem se preocupado suficientemente com o racismo

 Há preponderância do eurocentrismo na Psicologia, isso expõe a...

para lembrar

Lázaro Ramos: “Não posso ocupar a minha vida toda com o racismo”

Ele é um sujeito atarefado. Muito. Daquelas pessoas que...

O racismo e o extermínio dos jovens negros

Esse texto de análise debate a prática racista, a...

O desabafo da jovem negra que se fantasiou de “paneleira” no Carnaval

“A graça que vemos na Lolo não está apenas...

Chegou a hora dessa gente branca mostrar o seu valor – Por Atila Roque

A crise política que atinge a democracia brasileira com...
spot_imgspot_img

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...
-+=