No ritmo: professora convida alunos MCs para compor funks sobre as aulas

Em São Paulo, inovação no ensino de História mostra novos caminhos para tornar as matérias interessantes. “De repente o menino que é considerado o pior da escola é o que mais participa”

Por Sarah Fernandes Do Rede Brasil Atual

Pelo menos 40 alunos na sala de aula em uma escola sem infraestrutura, com material didático engessado e professores mal remunerados, como é comum na rede estadual de São Paulo. Um dos muitos desafios da professora de História Ane Sarinara, de 27 anos, é tornar o ensino interessante para os jovens, em geral moradores da periferia de Osasco, na região metropolitana de São Paulo. A solução não estava na trilha do ensino tradicional: o funk, malvisto por parte dos colegas docentes, foi parar na sua aula.

Professora há oito anos, Ane tem o hábito de sentar com os alunos no pátio durante o recreio para ouvir o que acham da escola. “Sempre me diziam: ‘A escola é chata, professora! Gosto de vir mais por causa dos meus amigos do que das aulas’. Queriam coisas mais dinâmicas. Dizem que gostariam de cantar e dançar. Foi ai que eu comecei trabalhar junto com os MCs.”

A equação parecia simples: se os alunos cantam e dançam funk no tempo livre, por que não utilizar a música para passar conteúdos? “Chamei um menino e disse que, já que ele gosta tanto do ritmo, iria ler alguns textos e a partir deles fazer uma música para todos cantarem na sala. Deu muito certo. Um faz a batida, outro marca o ritmo no cesto de lixo e eu vou perguntando para eles o que a música diz. De repente, o que é considerado o pior aluno da escola é o que mais participa.”

Ane leciona hoje na unidade da Fundação Casa de Osasco. “Uma das atividades era sobre os 50 anos da cidade, justamente em uma época em que a prefeitura estava com problemas. Ele compôs: ‘Prefeito de Osasco, ninguém nunca nem viu/ ele se elegeu/ e depois sumiu’. Os alunos todos cantavam, inclusive quando um grupo de vereadores visitou a escola.”

O trabalho não é simples e a resistência muitas vezes está no próprio colégio. “Se digo que vou trabalhar com funk muitos professores não aceitam. Tratam a periferia como algo inferior, onde não se produz cultura. Aí o aluno não se identifica e não se interessa. O que adianta eu valorizar a história do Egito ou da Mesopotâmia se não valorizo a história deles?”, diz. “Eu pego um aluno que foi expulso de casa porque teve uma reintegração de posse do local onde vivia. Está sem moradia, dormiu na rua com a família. O que ele vai querer saber de Michelangelo?”

A professora critica a visão de escola silenciosa e ordenada. “Como os alunos vão produzir quietos? O que questiona não é considerado bom aluno, mas encrenqueiro. Mas o cidadão questionador é encrenqueiro. O que a escola diz que é se você questionar, será excluído.”

De quebrada para quebrada

Ane faz parte de uma geração que cresceu nos bairros mais pobres, decidiu continuar lá e comprar a briga para ampliar o acesso a direitos. “Por idealismo”, como diz, a luta diária é garantir aos alunos uma educação libertadora e de qualidade, direito de toda criança e adolescente. “É muito difícil os professores dizerem que eles podem melhorar o lugar onde moram. Geralmente os alunos ouvem que precisam melhorar de vida para sair da periferia. Não é assim. Por isso, costumo começar a matéria perguntando para eles qual a história que não está contada no livro. É a deles.”

Natural de Jandira, vizinha a Osasco, Ane viveu cinco anos em um abrigo. Tinha 4 anos quando a mãe, a irmã e ela foram expulsas de casa pelo tráfico. Ficaram na rua. Aos 10, foi viver em Osasco com a mãe, que conseguiu se reerguer. Estudou em escolas estaduais da região, onde anos depois voltou para lecionar, após cursar História em uma das primeiras turmas do ProUni. “Ultrapassei o limite de ‘você vai ser doméstica, ter filho aos 16 anos e seu máximo vai ser um marido traficante’, como me diziam quando eu tinha 14 anos.”

Para que seus alunos ultrapassem barreiras socialmente impostas, a estratégia é levantar com eles os problemas da região. “Tento mostrar que eles são cidadãos, que podem exigir e por quais caminhos. Isso, infelizmente, não dá para fazer de forma delicada, porque a periferia tem urgências. Eu tenho de escancarar a realidade para eles. Aí trabalhamos questões da nossa estrutura repressora como o machismo, o racismo e a desigualdade social. Sempre digo que eles precisam ter uma visão crítica para se defender do sistema”, conta.

Da sua casa, em uma rua sem iluminação pública, ela ouve o mesmo funk que embala seus alunos nas festas. Na ida ao mercado não passa despercebida, encontra antigos e atuais estudantes. “Quando me virem nessas fotos tenho certeza que vão dizer ‘afe, professora, nem parece você’. Eles sempre me veem sentada em cima da mesa”, brinca. “Até minha linguagem é a mesma que a deles, porque eu cresci como eles e moro no mesmo lugar.”

Os desafios persistem. “Não adianta eu perguntar se conhecem as guerras da África sem perguntar qual a guerra que eles vivem aqui. Por isso também uso nas minhas aulas os raps mais críticos. Eles ouvem e falam: ‘Isso acontece comigo, professora’.” O resultado não é simples de ser mensurado. Chega na forma de sorrisos, cumplicidade, participação e autoestima. “Tenho alunos no movimento estudantil, meninas que formaram grupos feministas, alunos que entraram na faculdade ou que conseguiram empregos. Já vi meninos saírem do crime e outros que falavam que queriam ser bandidos trabalhando.”

+ sobre o tema

Telas e telas de reflexão

A fartura atual, nos Estados Unidos, de produções audiovisuais...

Primeiro Prémio Eduardo Costley-White para moçambicano Lucílio Manjate

Rabhia, a obra preferida do júri presidido por Mia...

Revista Pode Crê! Memória institucional

Revista Pode Crê! Memória institucional Esta revista foi pensada inicialmente...

As cores da minha alma: Nina Simone

“Eu podia cantar para ajudar meu povo e isso...

para lembrar

Seedorf anuncia adeus ao Bota: ‘Que possa manter o que a gente construiu’

Holandês se aposenta para dar início à carreira de...

“12 Anos de Escravidão” vence Oscar de melhor filme

  12 Anos Escravo, de Steve McQueen, ganhou...

Leci Brandão

Leci Brandão da Silva (Rio de Janeiro, 12 de setembro...

Vasco festeja 90 anos da ‘Resposta Histórica’ contra o racismo

  Em evento realizado nesta segunda-feira na sede náutica do...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=