“O estereótipo da favela na TV não nos representa”, dizem atores da Cia Marginal

Grupo do Complexo da Maré se apresenta em Curitiba e critica retrato das comunidades nas novelas: “Eu não falo gritando”

Por Jonathan Pereira, do iG 

Os atores do Cia Marginal, criada há dez anos no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, discordam da forma como as comunidades e favelas são retratadas na TV e no noticiário. Geandra Nobre, Jaqueline Andrade, Phellipe Azevedo, Rodrigo Souza e Wallace Lino, que fizeram duas apresentações da peça “Eles Não Usam Tênis Naique” no Festival de Teatro de Curitiba, falaram sobre o assunto.

“É um estereótipo, não o reflexo do que a gente é. Eu virei a Camila Pitanga“, disse Jaqueline, referindo-se à Regina, personagem da atriz na novela “Babilônia”, ano passado. “E eu só falo gritando”, ironizou Wallace. Jaqueline explica sua visão.

87jshiqzea796qwt94uac5g77

Alex Carvalho/TV Globo

Camila Pitanga como Regina, moradora do morro da Babilônia na novela do ano passado

“A gente é plural, e na TV todo mundo é chapado, não tem camada, sabe? É sempre assim tudo muito raso, com pouca profundidade, não tem representatividade. Aquilo não me representa, não sou assim e não vou aceitar isso”.

Ela acredita que os telejornais também têm sua parcela de culpa. “A ficção cola na realidade distorcida que as emissoras mostram na cobertura jornalística”. Wallace concorda. “A coisa sempre é distorcida, nunca chega como é de verdade. A gente só tem um recorte dela na mídia”.

Rodrigo complementa. “O estereótipo está em tudo: no favelado, negro, nordestino, travesti, no gay… Há sempre essa reprodução do estereótipo. A favela é um lugar para você entrar e ver o que é de fato, sair um pouco do quadrado (da tela da TV). A Globo é um reflexo muito forte disso, no jornalismo principalmente. Precisamos sair desse recorte”.

Annelize Tozetto/Divulgação Cia Marginal apresentando a peça 'Eles Não Usam Tênis Naique' no Festival de Teatro de Curitiba

Annelize Tozetto/Divulgação

Cia Marginal apresentando a peça ‘Eles Não Usam Tênis Naique’ no Festival de Teatro de Curitiba

Espetáculo

A montagem, apresentada pela primeira vez em outro Estado no último final de semana dentro da Mostra Oficial do Festival de Curitiba, conta a história de Roseli e seu pai, envolvido no tráfico de drogas. Jaqueline, Geandra, Phellipe e Wallace se revezam entre os personagens, enquanto Rodrigo abre o espetáculo e cuida da trilha sonora tocando instrumentos no palco.

0ogih7tod355sb2xr5r8l5571

Annelize Tozetto/Divulgação

Os atores se revezam nos personagens de Roseli e seu pai

Em determinado momento, eles se sentam nas quatro cadeiras escolares que servem como cenário e desabafam sobre problemas reais de suas vidas. As lágrimas brotam no rosto dos atores e, não raro, no da plateia.

“A gente coloca as questões não só na favela, mas em toda a cidade. Existe dono em todo o espaço que a gente está: tem o dono da cidade, não só o dono da favela. O tempo todo é dito que a cidade não é para nós. O prefeito (do Rio, Eduardo Paes) corta o acesso a todas as vias que saem da periferia para a Zona Sul. Agora a gente tem de fazer baldeação, gastar um dinheiro que a gente não tem”, diz Phellipe.

duk3at9ncgh0e1c2e0yf3vqls

Annelize Tozetto/Divulgação

Geandra Nobre, Jaqueline Andrade, Phelippe Azevedo e Wallace Lino contam seus dramas

Wallace vê segregação entre o morro e o asfalto. “Falam muito em linhas invisíveis, mas elas são concretas. A favela não é parte da cidade, não é reconhecida. E isso é muito dolorido”.

+ sobre o tema

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo

Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos...

Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos...

Fundação Palmares quer que Cais do Valongo, no Rio, vire patrimônio da humanidade

Brasília – A Fundação Cultural Palmares quer tornar o...

para lembrar

Grandes partidos estão na farra dos estádios da Copa – por Bob Fernandes

A Controladoria-Geral da União informa que o gasto...

Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico

Doença é adquirida pelo ar e atinge membrana ao...

Nelson Triunfo: Ícone perdido da cultura black brasileira

Em um ensolarado fim de tarde de maio,...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Espetáculo bilíngue português/Libras homenageia grandes atrizes do teatro brasileiro 

Um mergulho na história, no tempo e no agora é o que traz "CADUCA", espetáculo teatral baseado na trajetória das atrizes Lizette Negreiros e...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como vivem os pobres já instigava a elite vitoriana, quando os chamados cidadãos de bem visitavam...
-+=