O Oscar do Oscar 2016 é debater o racismo na indústria cultural por Cidinha da Silva

Há alguma coisa de podre no Reino da Dinamarca quando um ator negro, decano do teatro e da TV brasileiros, compreende o racismo na indústria cinematográfica de Hollywood nos mesmos moldes de uma atriz branca, inglesa, também veterana, sabidamente afinada com a direita europeia

Por Cidinha da Silva, da Revista Fórum 

Há alguma coisa de podre no Reino da Dinamarca quando um ator negro, decano do teatro e da TV brasileiros, compreende o racismo na indústria cinematográfica de Hollywood nos mesmos moldes de uma atriz branca, inglesa, também veterana, sabidamente afinada com a direita europeia.

O ator do caso é Milton Gonçalves e a atriz, Charlotte Rampling. Em comum, a idade. Ela, septuagenária. Ele, octogenário.

Mas, pelo que se observa do mundo, a idade não faz das pessoas necessariamente conservadoras. Fernanda Montenegro, por exemplo, mais velha do que ambos, emitiu opinião contundente e reveladora sobre uma telenovela, supostamente incômoda porque duas mulheres octogenárias se relacionavam afetiva e sexualmente.

Na percepção acurada da magnífica atriz, o que tirou as pessoas do conforto irreflexivo do sofá não foram as velhas amantes com quase duzentos anos de vida somados, mas o número nunca visto de personagens negros empoderados. Distantes das posições de (de)mérito a que os conservadores brancos e negros costumam relegá-los.

No caso da total ausência de atrizes e atores negros indicados ao Oscar 2016 e ao reativo boicote à cerimônia, anunciado por Spike Lee e pela atriz Jada Pinkett Smith, Milton Gonçalves declarou que: “A Academia não é racista. Nenhum negro fez um filme bom como os outros fizeram anteriormente (por isso não foram indicados)”.

Charlotte Rampling, no outro lado do mundo, expressou opinião semelhante: “Isso é racismo contra os brancos. É difícil saber se é o caso, mas pode ser que os atores negros não merecessem estar na reta final”.

Nome abalizado do audiovisual brasileiro, Joel Zito Araújo estranhou o comentário do ator e postou o seguinte numa rede social: “Eu não sabia que Milton era um dos votantes da Academia, para fazer uma defesa tão ardorosa assim da correção das indicações. Uma postura que nem a presidente da Academia (uma mulher negra) teve”.

Lembremo-nos de que em outros tempos, antes de Morgan Freeman se revelar um conservador em questões raciais, o cineasta brasileiro

frente ao conservadorismo político de Milton Gonçalves e aos ataques decorrentes, viu-se obrigado a convocar as pessoas insatisfeitas a resguardá-lo como patrimônio cultural negro, como nosso Morgan Freeman. As coisas mudaram e dessa vez, o diretor considerou indefensáveis as declarações do ator.

É, de fato, um despropósito, para dizer o mínimo, referendar às cegas uma comissão selecionadora da indústria cinematográfica de Hollywood composta por 93% de pessoas brancas. É acreditar (ou pelo menos fingir que se acredita) na neutralidade da política.

A presidenta da Academia, Cherly Boone Isaacs, acostumada a jogar o jogo do poder com um lado definido, nesse caso, o lado das pessoas não-brancas nos EUA, anunciou duas medidas imediatas para minimizar as discrepâncias nas indicações ao prêmio, entre outras alterações de médio e longo prazo.

A primeira é, valendo-se de suas prerrogativas de presidenta, acrescentar três novos membros ao conselho curador com mandato de três anos. Especula-se que, pelo menos, serão escolhidas uma mulher e uma pessoa negra para esta instância diretiva. Viola Davis, quem sabe?

A segunda decisão é incluir novos membros na comissão executiva, responsável pelas decisões-chave sobre adesões e governança. Em outras palavras, Isaacs tem consciência de que é preciso ter representantes dos grupos discriminados nas instâncias de poder para modificar as coisas.

Enquanto isso, na terra brasilis, a discussão sobre o racismo no Oscar que, em suma, faz parte do debate acerca de seu enraizamento e suas manifestações no mundo, em todas as instâncias, de diferentes formas, é obliterada pelos supostos especialistas no funcionamento da indústria cinematográfica. Como se a engrenagem da exploração de pessoas e massificação de ideias e produtos no mundo contemporâneo não tivesse componentes racistas intrínsecos.

Do lado de cá, o lado das pessoas negras do Brasil, entendemos que o Oscar é um detalhe, um aspecto da complexa engrenagem racista que move a roda da vida.

Seguimos no posto avançado sobre a colina. Em posição quilombola de observação do mundo.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Oscar é acusado de racismo, enquanto Netflix transborda diversidade

É mais do que justa a indignação de muitos...

A cada 60 horas, uma ocorrência de racismo é registrada em Minas Gerais

  Valquiria Lopes Foram 147 ocorrências de racismo...

Deborah Small, ativista negra norte-americana, participa de eventos em São Paulo

Após concluir agendas no Rio de Janeiro, em Salvador...

Duas pessoas são condenadas por racismo e injúria racial no DF

Ex-policial e irmã dele cumprirão a pena em regime...
spot_imgspot_img

Don Cheadle explica por que ele não gosta tanto do Oscar

Don Cheadle foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2005 por “Hotel Ruanda”, mas ele não está muito interessado em comparecer à cerimônia. “Você...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=