sábado, dezembro 3, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher NegraPesquisadoras da UFBA e ativistas participam de debate sobre Feminismo Negro

Pesquisadoras da UFBA e ativistas participam de debate sobre Feminismo Negro

Evento acontece na quarta-feira (24), no Museu de Arte da Bahia, e faz parte do projeto Reflexões de Feminismos Negros Combativos, promovido pelo coletivo Coletivo Criôla Criô

Do G1 BA

Entrada do mueseu de arte da Bahia
Museu de Arte da Bahia MAB Bahia (Foto: Imagem retirada do site G1 BA)

Com objetivo reunir pesquisadoras da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e ativistas do feminismo negro, para refletir estratégias para enfrentamento do racismo na sociedade brasileira, o Coletivo Criôla Criô promove o projeto Feminismo Negro Combativo. A mesa, ‘Reflexões Feminismos Negros’ será realizada no Museu de Arte da Bahia (MAB), nesta quarta-feira (24).

A proposta é discutir temáticas como: Saúde Mental da Mulher Negra, Encarceramento Feminino, Violência Obstétrica, Violência Doméstica e Assédios. O projeto, que celebra o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha – o 25 de Julho – continuará no Mês da Consciência Negra (novembro), com formações em escolas, comunidades, centros culturais de bairros periféricos de Salvador.

O debate é aberto ao público e concederá emissão de certificado para os participantes.

A mesa será composta pela psicóloga e mestranda em Mulheres, Gênero e Feminismos (UFBA), Laura Augusta; a advogada, escritora e Doutora em Crítica Literária e Cultural (UFBA), Denise Carrascosa; a enfermeira e Doutora em Saúde Pública (UFBA), Emanuelle Aduni Góes; a promotora e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (GEDHDIS/MP-BA), Lívia Santana Vaz; e a doutoranda em Literatura e Cultura (UFBA), Dayse Sacramento.

SERVIÇO
Mesa de Reflexões Feminismos Negros Combativos
Data: 24 de julho
Local: Museu de Arte da Bahia (MAB) – Corredor da Vitória, Salvador
Horário: 19h
gratuito

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench