Quem tem direito ao luto?

Três anos atrás decidi voltar a atender na clínica após ouvir de muitas pessoas próximas o quão traumático havia sido a experiência de falar sobre si para o terapeuta ou analista e me questionei seriamente se não poderia tentar de alguma forma voltar e aprender a ouvir melhor. Essas pessoas que se queixavam em sua maioria são pessoas LGBTI, pretas, favelados, pessoas com dores exploradas comercialmente e que ainda assim seguem invisíveis.

Um desses casos, o de uma amiga muito querida, onde a terapeuta a questionou sobre a dificuldade de reconstituir sua árvore genealógica, frisando na necessidade desse processo para o seguimento do trabalho, mas a terapeuta não entendia que sua árvore era composta por ancestrais que ficaram na travessia, por crianças que não nasceram, por tias, tios, primos, irmãos, mães e pais que não necessariamente são familiares consanguíneos. Ela não entendia sobre configuração familiar preta, periférica e não há problema em não saber, por isso é tão importante nossa escuta.

Desde o início da pandemia, voltamos a enfrentar a lidar de forma mais direta com as desigualdades visíveis e nesse cenário onde alguns podiam ficar em casa e tantos outros precisaram ir para rua nos deparamos com as diversas formas de viver o luto.

Todos nós, de alguma fora, no último ano vivemos o luto e lidar com o luto do outro é uma das experiências humanas mais humanas, aprender a lidar, respeitar e ouvir, ouvir muito, nos leva a buscar entender o que é melhor fazer para aquela pessoa, aquele amigo, aquele familiar considerando as subjetividades do luto.

Aprendemos que cada luto é único, mas não sei se aprendemos que todos os lutos são duros, profundos e precisam ser cuidados. Recorro a Judith Butler para tratar sobre ungrievable lives – as vidas que não seriam passíveis de luto (2016), vidas de indivíduos que desde sempre são vistos socialmente como precárias, finitas e que não tendem a despertar os mesmos afetos de outras vidas, em especial quando deixam de existir e passam a fazer parte do luto de outros.

Em dezembro do ano passado no município de Belford Roxo, bem próximo ao local onde vivi, 3 garotos, Lucas Matheus (8 anos), Alexandre da Silva (10 anos) e Fernando Henrique (11 anos), é preciso falar seus nomes, desapareceram a luz do dia sem deixar rastros, ou melhor, sem que a polícia encontrasse seus rastros. Desde então vimos um silenciamento da mídia, das redes e a ausência de uma movimentação coletiva no sentido reivindicar ações para encontrar esses meninos no leva novamente a manifestar que nem todas as vidas serão consideradas, não somente no espaço clínico, mas na sociedade.

Essa semana o delegado do caso levanta uma hipótese acusatória contra as crianças em meio a investigação afim de justificar o desparecimento, curiosamente isso acontece uma semana após reportagem sore o caso passar no programa Fantástico da Rede Globo. Independente da linha investigativa, ao ler a notícia pensei nas famílias, pensei na dor dessas famílias sem saber se seus filhos estão vivos ou não e agora com essa linha que a polícia segue, seus corpos pretos que já não despertavam tanto interesse coletivo, tantos afetos positivos, passam a ser vistos como corpos desviantes ocupando o lugar que o estigma os atribui desde o nascimento.

Nesse contexto me pergunto, quem pode chorar suas dores, quais mães são escolhidas para viver seu luto, quais indivíduos são ouvidos sobre suas perdas e quais precisam lidar com suas perdas como se não tivessem acontecido, pois a pessoa que perderam era um corpo desumanizado.

Poderia citar a recente chacina do Jacarezinho, a morte de Lorena, mulher trans morta de forma desumana em uma clínica, poderia seguir falando dos milhares de pessoas que estão nas ruas trabalhando em meio a pandemia e instigar para pesarmos como e quem elas são, mas eu quero hoje falar da importância da nossa escuta.

Precisamos ouvir todas as histórias, considerarmos todas as histórias e atualizarmos nossa prática para que seja possível acolher toda as dores. Acolha a dor e olhe a cor, olhe o gênero, a origem, a deficiência, olhe a diferença, considere a diferença e se para acolher for preciso mudar a teoria é isso que vamos fazer, nós estamos aqui para isso. Não faz sentido seguirmos se não for dessa forma.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Os benefícios para a saúde de ser antissocial

Com alguma relutância, eu consigo ser sociável. Às vezes,...

Por que cada vez mais filhos cortam laços com pais por saúde mental

Polarização política e maior consciência do impacto dos relacionamentos...

Depressão em idosos: por que doença ainda é difícil de ser diagnosticada

"Perdi o amor da minha vida, com quem estava...
spot_imgspot_img

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Quase metade das crianças até 5 anos vivia na pobreza em 2022, diz IBGE

Quase metade das crianças de zero a cinco anos vivia em situação de pobreza no Brasil em 2022, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro...
-+=