Show com “zoo humano” banido em Londres, vem para São Paulo

Uma performance artística polêmica com atores negros em um “zoológico humano” foi cancelada em Londres depois de protestos realizados setembro. 2014, na sua noite de abertura.

Do Mamapress

No evento artístico, chamado Exhibit B, os atores apareciam em jaulas e presos a correntes para tratar das “repugnantes atitudes referentes à raça durante a era colonial”.( fonte BBC)

No entanto, os manifestantes consideraram a performance ofensiva e racista.

Já desde 2012, quando foi apresentada em Berlim na Alemanha,  que a peça do sul-africano Brett Bailey, causa polêmica e protestos das comunidades  negras e africanas na Europa. Os Afro-alemães assim a consideraram:

“A produção de “Exhibit B” é baseada em sua implementação na tradição colonial racista: a questão dos negros e pessoas de cor. Apesar das supostas intenções anti-racistas, Brett Bailey reproduz com o seu trabalho, a ideia dos africanos como objetos de entretenimento, conforto ou, como utilizado neste caso, a formação da “consciência” de pessoas brancas. ”

Leia Também: Com atores negros, “zoológico humano” é cancelado em Londres após protestos

Brett Bailey pretende trazer sua Performance ” Zoológica Humana” para o Brasil em 2016, e acabou nesta semana o processo de artistas negros, com conhecimentos básicos de inglês, para participarem com atores “mudos” da peça.

Dois episódios marcaram nas últimas semanas as relações das produções artísticas brasileira e a utilização do chamado “Black Face”, ou apropriação da cultura negra e suas simbologias, quando possíveis intenções antirracistas dos autores, mais revelam e reforçam o racismo mesmo que “desapercebido” dos autores do que esclarece a sociedade sobre o racismo e a necessidade de combatê-lo.

O autor de Exhibit B, foi perguntado em uma entrevista para o “Die Zeit” alemão, se o que ele estaria fazendo não seria, uma espécie de Pipi Show ( voyerysmo) para mexer com o sentimento de “vergonha” do branco.

Para os afro-alemães, ele apenas estaria repetindo os antigos zoológicos coloniais, com povos de África trazidos para Hamburgo, para agradar a burguesia branca local, só que desta vez para explorar o sentimento de culpa, mas mantendo os negros como sempre no papel de “Objetos Mudos”, passíveis de piedade, e só.

Manifestantes consideraram que a mostra ofensiva e ‘cumplíce de racismo’
Manifestantes consideraram que a mostra ofensiva e ‘cumplíce de racismo’

De Paris a brasileira Fabiana Bruna Souza nos envia sua visão do que está se passando na Europa em relação à esta Performance e apela:

« Exhibit B » no BRASIL NÃO!!!
“Para quem não sabe, o mais conhecido internacionalmente como artista racista Brett Bailey, criou uma peça hedionda, condenada na Inglaterra e aqui na França; Após varias manifestações da população negra local em Londres, o povo negro conseguiu a anulação da pseudo peça, aqui em Paris, aconteceram vários confrontos com a polícia local,  participei dessas manifestações e vivi a violência do confronto, sentindo na pele como a politica francesa trata as manifestações da sua população negra : com repressão e violência.

A peça se chama « Exhibit B » e cria, “quadros vivos” de seres humanos negros em posição de inferioridade, sem voz, na posição de objetos.

Esses “quadros vivos” recriam cenas extremamente dolorosas da história da diáspora africana, e exibe o negro como coisa, da mesma velha maneira que nossos antepassados sofreram durante todo o período colonial : coisas em um zoológico humano, coisas de um show de horrores.”

“A CONVOCAÇÃO DE ARTISTAS NEGROS BRASILEIROS”

Brett Bailey, diretor teatral sul-africano, faz audição para escolher elenco brasileiro

Fonte: https://www.facebook.com/MostraInternacionaldeTeatroSP?fref=ts

A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp, fará uma audição para escolher atores negros para o espetáculo que será apresentado na MITsp 2016.

Vejam abaixo o comunicado.

Brett Bailey, diretor teatral sul-africano, faz audição para escolher elenco brasileiro.

O diretor sul-africano Brett Bailey fará uma audição com atores brasileiros nos
dias 23 e 24 de junho de 2015, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, para
montagem de espetáculo inédito no Brasil, que será apresentado na MITsp – Mostra Internacional
de Teatro de São Paulo, em março de 2016.

Serão escolhidos 14 atores (entre homens e mulheres) e as inscrições serão no período de 10 a 19 de junho
de  2015, pelo email [email protected] – com envio de currículo e fotos. Os selecionados
para a audição serão contatados por email no dia 21 de junho.

Requisitos necessários: a montagem requer atores e atrizes negros, com idade superior a 20 anos
e com conhecimentos básicos de inglês.

+ sobre o tema

Revolta dos Búzios

A Conjuração Baiana, também denominada comoRevolta dos Búzios ou Revolta...

A História do Racismo

 Como parte da comemoração do bicentenário da Lei de...

Onda negra, medo branco

Nunca uma frase resumiu de forma tão perfeita o...

para lembrar

Segurança das Casas Bahia ataca estudante negro da USP

S. Paulo - O estudante negro Jeferson Hugo Pacheco...

Estudo aponta ligação entre a predominância de robôs brancos e o racismo

Segundo pesquisa, pessoas enxergam nas máquinas interfaces humanas, portanto...
spot_imgspot_img

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...

SP: Vigilante que sofreu racismo religioso no trabalho deve ser indenizado

Uma empresa de segurança e um shopping foram condenados a indenizar um funcionário que foi alvo de racismo religioso por colegas de trabalho. A...

Brasileiras denunciam racismo em palestra, em Harvard: ‘Tem piolho nas tranças?’

Duas brasileiras relataram ter sofrido racismo em uma das palestras da Brazil Conference no último sábado, na universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Naira...
-+=