Uma mulher enfrenta uma manifestação fascista na Suécia

A imagem mostra o momento em que uma mulher corajosa fica na frente dos líderes de uma marcha que reunia mais de 300 nazistas e se nega a deixa-los passar. A ativista é considerada, desde então, uma heroína na Suécia por seu gesto “icônico” de desafio à marcha fascista.

Do Esquerda Diario

A fotografia foi tirada por Borlänge, Dalarna, na Suécia central, onde a organização nazista Nordiska motståndsrörelsen (Movimento de Resistência Nórdica) estava conduzindo uma manifestação no último domingo, 1º de Maio.

Enquanto centenas de neonazistas, vestidos com uniformes caseiros de camisa branca e gravata verde escuro, marchavam pelas ruas de Borlänge, Tess Asplund, uma mulher negra de 42 anos, se colocou em seu caminho e enfrentou os líderes do grupo com seu punho erguido.

A imagem dessa ação corajosa vem sendo compartilhada por milhares de escandinavos no Twitter e Facebook, e o momento, capturado pela câmera, já está sendo aclamado como um momento icônico na história moderna da Suécia.

asplund1-6802d

Militantes neonazistas da organização de extrema direita autodenominada Nordiska motståndsrörelsen (Movimento de Resistência Nórdica).

Tess Asplund havia participado, no mesmo dia, de uma contra-manifestação organizada por “Dalarna contra o racismo”, em repúdio à marcha nazista de Borlänge.

Em declaração à mídia local, Asplund, de Estocolmo, mostrou sua surpresa com a divulgação que a fotografia teve nos últimos dias.

“Normalmente ergo o punho nas manifestações, isso não é novo pra mim.”, disse Asplund, ativista há 6 anos, ao P4 Dalarna.

Sobre o momento em que ficou cara a cara com os fascistas, Asplund comentou à imprensa que “um deles ficou me encarando e eu o encarei de volta. Ele não disse nada e eu não disse nada, e então veio a polícia e me tirou de lá”.

asplund2-e1895

Bravura: Tess Asplund enfrenta os nazistas enquanto marcham pelas ruas de Borlänge (Suécia) antes de ser separada pela polícia.

Quando perguntaram a ela se não tinha ficado com medo de enfrentar os nazistas – muitos dos quais foram condenados por crimes violentos – Asplund se limitou a dizer: “Não tenho medo deles”.

O fotógrafo David Lagerlöf, que registrou a atitude de Asplund, escreveu em sua página do Facebooksobre a fotografia: “Uma única mulher vai à rua e fica na frente da organização nazista mais violenta da Suécia”.

“O lugar é Borlänge, 1º de Maio, onde os nazistas conseguiram autorização para se manifestar. Em um único gesto, uma mulher levanta seu punho e se nega a se mover. ‘O que ela está pensando? ’, foi a minha reação, surpreso enquanto levantava minha câmera para fazer a fotografia”.

“Na frente dela, os líderes da organização se aproximam em um silêncio solene. O olhar da mulher se encontra com o do homem do meio, o líder da organização nazista que parecia olhar atrás da mulher”.

“Há uma curta ‘batalha de olhares’ antes da polícia intervir e retirar a mulher”.

asplund3-b9410

Da França à Suécia, os partidos neonazistas e xenófobos, se fortalecem à medida que as políticas anti-imigração, as deportações e cortes de direitos dos governos europeus coincidem.

Apesar de saber que membros do Movimento de Resistência Nórdica foram condenados por crimes violentos, Asplund disse que não teve medo de se enfrentar com os nazistas.

asplund4-fa1ea

Um ícone da luta contra a extrema direita, a xenofobia e o racismo.

Asplund, de 42 anos, participou, no mesmo dia, de uma contra-manifestação em repúdio à marcha fascista.

 

+ sobre o tema

Caso Vini Jr. já é um marco histórico na luta antirracista global

Assim como Rosa Parks, ativista negra que, em 1955,...

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Aliança conservadora para Prefeitura de São Paulo vai dando água

A aliança conservadora para a disputa da Prefeitura de...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

Número de inscritos no Enem ultrapassa 1,4 milhão

Fonte: Terra O número de estudantes que se...

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=