As crianças são racistas?

Construímos ao longo da nossa formação humana e acadêmica a compreensão de que as crianças são sujeitos em processo formativo e/ou de certo modo ainda lidamos com resíduos de percepções românticas acerca da criança “angelical”. Além disso, há tempos tem-se, investido e esperançado na ideia de que as crianças representam uma possibilidade melhorada de futuro.

Neste sentido, esse artigo pode trazer algum tipo de conflito com leitoras/es, ao pautarmos que as crianças brancas são racistas. Tão logo, a afirmação de que as crianças brancas que compreendem seu privilégio racial e utilizam deste para subalternizar crianças negras, nos esvazia como sujeitos que projetam uma sociedade mais igualitária.

Das contestações mais comuns que temos ouvido quando afirmamos isso, destacamos:

I. As crianças estão em processo formativo;
II. Crianças não podem ser racistas;
III. As crianças apenas reproduzem o racismo;
IV. Racismo é crime, não podemos verbalizar isso desse modo.

Temos acordo com a primeira contestação, mas, problematizamos e rejeitamos as demais.

Será mesmo que as crianças não podem ser racistas? Será que as crianças apenas reproduzem o racismo? Sim, também concordamos que racismo é crime, mas, por que não podemos verbalizar isso às crianças? Será que admitir que as crianças brancas compreendem e acionam o racismo para desfrutar de privilégios raciais, significa assumir as falhas e limites da educação e da sociedade?

Pesquisa realizada por Pamela Cristina dos Santos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2017-2019), orientada pela Profª Drª Joana Célia dos Passos, acompanhou crianças negras e brancas em processos de socialização dentro e fora do espaço escolar e evidenciou que o racismo não só está nas relações sociais estabelecidas entre as crianças, como ele é acionado para subalternizar as crianças negras.

Em uma sociedade em que o racismo é estrutural (ALMEIDA, 2018), as crianças negras não escapam das armadilhas racistas dentro dos espaços e instituições em que vivenciam as relações sócio-raciais. Ainda, as crianças brancas no processo de constituição dessas relações apresentam comportamentos e atitudes racistas para com crianças negras, demonstrando compreensão das normas sociais que instituem processos de hierarquização e subalternização racial. Elas parecem compreender o privilégio social que a branquitude lhes proporciona e na dinâmica das relações podem ou não acioná-la.

Sinalizamos aqui que não é nosso papel aqui expor as crianças brancas e/ou culpabilizá-las pelo racismo, caindo na ideia de racismo individual, onde existe a marcação da imagem de um sujeito como propagador do racismo e que leva a ilusão de que se agirmos sobre esse sujeito damos fim ao problema. Como já destacado acima, entendemos que o racismo é estrutural e estruturante das relações sociais. Ao mesmo tempo, situações corriqueiras como as destacadas abaixo, parecem confirmar nossa hipótese:

No recreio, os meninos Vinicius (branco), Iuri (negro) e Otávio (negro) jogam cartinhas como de costume, eu e Antonia (negra) observamos, mas sem interagir. Num dado momento, Iuri solta a seguinte pergunta:

Situação Exemplo 1.

– Será que alguém me compraria hoje (pausa) se ainda existisse escravidão?

A pergunta chega aos meus ouvidos como um golpe, mas não intervenho, só me aproximo lentamente para ouvir melhor. Otávio responde:

– A gente não vai ser vendido, cara, relaxa.

– Mas quanto será que pagariam pela gente?

O menino (Vinicius) fala em tom mais tranquilo, meio que em deboche. E continua …

– Han. Han. Eu acho que uns cinquentinha.

Os meninos riem. E o jogo segue. (Registro de Campo, setembro de 2018)

Situação Exemplo 2.

[ÚLTIMA AULA] Fui à sala do terceiro ano e as crianças estavam realizando atividade de leitura com outra professora (branca) que desconheço. Faltando poucos minutos para o horário da saída, a professora começou a fazer perguntas sobre a tabuada para cada criança. Chegada a vez da Dani (negra), a professora diz:

– 4×5, Danieli?

A menina brincava com um guarda-chuva e, nesse momento, os meninos (brancos) começaram a gritar paralelamente:

– Pula ela!

– Ela nem sabe.

– Meu Deus, responde logo ou passa, minha filha.

Dani, ainda brincando com o guarda-chuva responde:

– Só para vocês saberem, eu sei, eu sou inteligente e por isso eu vou responder. É 20, professora.

A professora passa para a criança seguinte, e a sala continua gritando, infelizmente pude entender pouca coisa, pois eram muitas vozes juntas. Mas Dani seguia repetindo:

– Eu sou inteligente!

As situações ilustradas são alguns exemplos coletados durante a pesquisa que deu origem a dissertação intitulada: “Saravá as Cartinhas: Relações Sócio-raciais entre crianças negras e brancas na escola e no terreiro”. Através do recorte de situações como essas é que a pesquisadora concluiu que as crianças brancas reconhecem seu privilégio racial e utilizam desse para subalternizar crianças negras nos cotidianos das relações sociais.

Não é nosso interesse levar essa discussão para um pessimismo latente, vejamos que as crianças brancas desenvolvem práticas racistas e estão também em processo formativo, e por esse motivo necessitam ser confrontadas com práticas antirracistas. O que acontece nesse momento é que as crianças negras estão falando, estão sentindo e vivenciando o racismo nos mais diversos espaços.

Elas resistem? Resistem, vide a situação exemplo 2, da menina que resiste a toda a situação que tenta subalternizá-la (nesse caso específico pelas categorias de raça e gênero).

Mas as perguntas que nos ficam é: Enaltecer a resistência das crianças negras diante de situações racistas não seria naturalizar o racismo entre crianças? Ou ainda, será que ao precisarem resistir cotidianamente, as crianças negras não estariam sendo privadas de direitos?

O fato é que o racismo não passa despercebido pelas infâncias negras e brancas! E nós, adultos/as, professoras/es o que fazemos com isso?

Referências

SANTOS, Pamela Cristina dos. Saravá as cartinhas: relações sócio-raciais entre crianças negras e brancas no terreiro e na escola. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação).
Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Jornalismo, imagem e poder: repertório para as representações raciais

  "Toute image du pouvoir se fonde sur un pouvoir...

A Sociedade e Nós

Se a história não reparar os séculos a fio...

Papai Noel preto, uma crônica natalina

Seo Gerson beijou a esposa e a filha pequena,...

E eu, não sou brasileira?

“Paulista, sério? Caramba, eu jurava que você era de...

para lembrar

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=